fbpx

Mais 20 000 jovens têm a oportunidade de explorar a Europa em 2020

Em Atual/Educação
Cerca de 20 000 jovens de 18 anos deverão receber um passe para viajar, no âmbito da quarta e última edição da iniciativa DiscoverEU, que atraiu cerca de 75 000 candidaturas de toda a Europa. Estes jovens europeus, escolhidos com base em critérios de seleção e quotas específicas dos Estados-Membros, podem viajar entre 1 de abril e 31 de outubro de 2020 por um período máximo de 30 dias.
O vice-presidente responsável pela Promoção do Modo de Vida Europeu, Margaritis Schinas, declarou que «a partir de abril, 20 000 jovens irão viver uma viagem europeia memorável, à descoberta da UE. O facto de a partilharem com os seus pares e com pessoas de outros países torná-la-á uma experiência agradável e inesquecível. Tornar-se-ão também parte de uma rede informal e inclusiva mais vasta que explora o que significa descobrir o nosso continente, com a sua riqueza, diversidade e solidariedade.»
Mariya Gabriel, Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou que «Viajar pela Europa e conhecer jovens de outros países reforça a compreensão intercultural, melhora as competências linguísticas e aumenta a autoconfiança. Juntamente com as atividades de solidariedade e de voluntariado, financiadas no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, a iniciativa DiscoverEU é uma iniciativa inestimável para a aprendizagem informal.»
Os candidatos selecionados serão agora contactados e poderão começar a organizar as suas viagens. Em regra, viajam de comboio, embora, para garantir o acesso inclusivo em todo o continente, os modos alternativos de transporte, como autocarros, ferries ou, excecionalmente, aviões, também sejam uma opção. Com o passe, os participantes recebem também apoio e orientações, por exemplo, sobre viagens sustentáveis.
Os jovens são igualmente convidados a tornar-se Embaixadores DiscoverEU e a relatar as suas experiências. São ainda incentivados a entrar em contacto com outros viajantes através das redes sociais e a partilhar as suas histórias.
Todos os participantes são convidados a participar nos encontros DiscoverEU a realizar em vários locais da Europa durante o verão. Os encontros abordam temas como a «Europa verde sustentável», tema da iniciativa DiscoverEU para 2020. Outras atividades incluem oportunidades de voluntariado e o desenvolvimento de um itinerário ecológico para os jovens viajantes.

Iniciativa Discover EU

A Comissão lançou a iniciativa DiscoverEU em junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu. As primeiras três edições de candidaturas deram a mais de 50 000 jovens a oportunidade de viajar por toda a Europa.
Para 2020, o Parlamento Europeu aprovou um orçamento de 25 milhões de EUR para a iniciativa DiscoverEU.
A próxima ronda de candidaturas e as atualizações posteriores serão a seu tempo anunciadas pela Comissão no Portal Europeu da Juventude.
Dado o grande interesse suscitado pela iniciativa DiscoverEU, a Comissão trabalha continuamente para a melhorar, com base nas reações dos viajantes e das principais partes interessadas.
Até agora, os participantes nas primeiras edições avaliam a iniciativa DiscoverEU como uma experiência de aprendizagem valiosa e inclusiva, que contribui para a participação cívica, o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências.

Viajar reforça competências dos jovens

Viajar dá capacidades aos jovens e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como as competências linguísticas e a consciencialização e sensibilidade interculturais.
A resiliência, as competências organizacionais e a resolução de problemas são outras vantagens conhecidas. Por outro lado, dois terços dos participantes referiram que não teriam podido pagar o passe da viagem sem a iniciativa DiscoverEU.
Para alguns participantes, foi a primeira vez que viajaram sozinhos, sem os pais ou tutores. Em maio de 2018, a Comissão propôs a inclusão da iniciativa DiscoverEU no futuro programa Erasmus para 2021-2027.
Sob reserva de acordo do Parlamento Europeu e do Conselho, esta inclusão permitirá que um número suplementar, da ordem das centenas de milhares, de jovens de 18 anos beneficiem da iniciativa ao longo desses sete anos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Atual

Ir para Início