fbpx

Gabinete Médico-Legal e Forense da Lezíria do Tejo tem novas instalações em Santarém

Em Região

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, visitou esta semana, as novas instalações do Gabinete Médico-Legal e Forense (GMLF) da Lezíria do Tejo, situado na antiga secretaria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, no Largo Cândido dos Reis.

Estas novas instalações, inauguradas dia 02 de dezembro, que resultam de um protocolo celebrado entre o INMLCF, a Câmara Municipal de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, dispõem de gabinetes médicos devidamente equipados, onde vítimas de agressões, acidentes, abusos sexuais, entre outras, são examinadas em condições condignas e em ambiente preparado e adequado a esse efeito.

Os Gabinetes  Médico-Legais e Forenses constituem estruturas desconcentradas que funcionam na dependência direta do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e junto das comarcas, revestindo fundamental importância para uma maior aproximação da justiça às populações.

O GMLF da Lezíria do Tejo abrange as áreas dos municípios de Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

As perícias em cadáveres realizam-se no Hospital Distrital e a parte das perícias em vivos nestas novas instalações, mas o que se pretende é que as duas vertentes fiquem juntas no hospital.

Neste sentido, foi celebrado pelo INMLCF um protocolo com o Hospital Distrital de Santarém para a construção de um anexo ao edifício e, até à conclusão das obras, o GMLF da Lezíria do Tejo vai funcionar nestas instalações da Misericórdia de Santarém. Estas obras de adaptação visam criar espaços para gabinetes médicos, salas de apoio para clínica forense e salas de autópsias para a patologia forense.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início