A Federação das Mulheres Socialistas de Santarém congratula-se com a “eleição histórica” das estruturas de base concelhia que decorreram a 31 de janeiro e 1 de Fevereiro no Distrito, no âmbito das eleições concelhias do Partido Socialista.
A presidente das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos do Distrito de Santarém, Mara Lagriminha, afirmou que “estas eleições elevam a estrutura para uma maior presença nos concelhos, fortalecendo as relações de proximidade e cunhando também nas concelhias o contributo das Mulheres Socialistas para os desafios locais, sabendo que as questões de igualdade não se reduzem ao género e que no nosso distrito têm uma forte incidência na problemática das assimetrias regionais. Acredito que com as estruturas de base e a eleição de 15 coordenadores concelhias, o trabalho de proximidade e de capacitação das militantes do PS e das simpatizantes sairá a ganhar. Estas eleições são mais uma forma do PS continuar a trilhar um caminho que ainda não está feito, até à igualdade.”
No Distrito de Santarém, apresentaram-se 16 listas em 15 concelhias, o que é bastante significativo e revelador do trabalho articulado com as concelhias do Partido Socialista que a Federação das Mulheres Socialistas tem feito.
Mara Lagriminha, destaca que “tal foi possível com a grande colaboração dos Presidentes de Concelhia e dos candidatos que também foram eleitos neste processo de eleições concelhias para o PS, bem como com a colaboração do Presidente da Federação de Santarém do Partido Socialista e sobretudo com o empenho de todas as mulheres que se disponibilizaram para constituir listas e encabeçar as mesmas”.
Foram eleitas as seguintes coordenadores concelhias: Lígia Marques (Abrantes); Carla Baptista (Alcanena); Teresa Aranha (Almeirim); Suzana Pestana (Alpiarça); Elvira Tristão (Cartaxo); Carla Santos (Chamusca); Filipa Ferreira (Constância); Fátima Galhardo (Coruche); Fernanda Alves (Entroncamento); Paula Martins (Ourém); Anabela Azenha (Rio Maior); La Salette Marques (Santarém); Susana Faria (Tomar); Manuela Sá (Torres Novas); Marina Honório (Vila Nova da Barquinha).
Além das coordenadoras concelhias, das 22 concelhias e Secções eleitas no Partido Socialista, três passarão a ser presididas por mulheres. É o caso do PS Alpiarça (Sónia Sanfona), do PS Chamusca (Cláudia Moreira) e do PS Constância (Isabel Costa).
Fechado este processo, segue-se as eleições Federativas que se irão realizar em Março.
Mara Lagriminha, deputada eleita pelo círculo eleitoral de Santarém, adianta que irá apresentar a sua recandidatura à liderança das Mulheres Socialistas do Distrito ainda durante o mês de Fevereiro, para continuar a dar «Voz à Igualdade» e reforçar o projeto que começou há sensivelmente dois anos e que é já uma referência de trabalho em prol da igualdade em todas as dimensões das políticas públicas.
