Chamusca dinamiza Oficinas com Pais de crianças, jovens e adolescentes

Em Educação

O Município da Chamusca, no âmbito da sua participação no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), está a dinamizar Oficinas com Pais, espaços de encontro e partilha destinados a pais e cuidadores, orientados pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) que está ao serviço do município.

Um grupo de 25 pais e cuidadores, de crianças dos 3 aos 6 anos, que participou nas oficinas que se realizaram no Centro Escolar da Chamusca, entre os dias 25 de outubro de 2019 e 7 de fevereiro de 2020, terminou o seu percurso no projeto e cada um dos participantes recebeu os respetivos diplomas de participação, na sessão final, que se realizou no dia 07 de fevereiro.

Este grupo de pais participou em cerca de uma dezena de sessões temáticas, nas quais foram abordados temas como “Promover a auto estima e encorajar a cooperação”, “Desenvolver a capacidade de pensar”, “Treino Académico e de persistência emocional e social”, “Formas eficazes de elogiar e encorajar”, “Ensinar novos comportamentos”, “Motivar a aquisição de novos comportamentos”, “Rotinas e Regras”, “A importância de ser claro, previsível e positivo”, “Estabelecimento eficaz de limites”.

Oficinas para pais de crianças e jovens dos 8 aos 18 anos

Além das oficinas com pais de crianças dos 3 aos 6 anos, o Município e a EMIC estão a dinamizar Oficinas com Pais de crianças e jovens dos 8 aos 18 anos. O primeiro grupo de pais e cuidadores que se constituiu foi na União de Freguesias Parreira e Chouto e as sessões temáticas estão a decorrer entre 21 de novembro e 12 de março, das 18h00 às 20h00. Os temas abordados vão desde “O comportamento dos adolescentes”, “Princípios de uma parentalidade eficaz”, “Elogios e acontecimentos positivos”, “Recompensas e escuta ativa”, “Sistemas de pontos”, “Estabelecer limites”, “Aprender a manter a calma”, “Comunicação Positiva”, “Contratos Familiares”.

Estão já abertas inscrições, até dia 19 de fevereiro, para a constituição de um novo grupo de pais e cuidadores de crianças e jovens da Chamusca, dos 8 aos 18 anos, que se reunirá já a partir de dia 28 de fevereiro, no Centro Escolar, no horário previsto das 18h00 às 20h00. 

O calendário previsto para as sessões temáticas é o seguinte:

1.        O comportamento dos adolescentes|28 fevereiro 2020

2.        Princípios de uma parentalidade eficaz|13 março 2020

3.        Elogios e acontecimentos positivos|27 março 2020

4.        Recompensas e escuta ativa|17 abril 2020

5.        Sistemas de pontos|30 abril 2020

6.        Estabelecer limites|15 maio 2020

7.        Aprender a manter a calma|29 maio 2020

8.        Comunicação Positiva|12 junho 2020

9.        Contratos familiares|26 junho 2020

As Oficinas com Pais fazem parte do Programa de Educação Parental Positiva e Consciente na Lezíria do Tejo, dinamizado no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, (PIICIE LT) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e financiado pelo Fundo Social Europeu.

As sessões basearam-se no modelo da abordagem “Os anos incríveis”, um programa de intervenção direcionado para pais, educadores e para a criança. Esta abordagem visa fortalecer as relações entre pais (cuidadores) e as crianças e jovens, através de comportamentos positivos – brincar e recompensar, encorajar a imposição de limites efetivos; definição de regras claras; e compreender a importância do elogio e do reconhecimento dos aspetos positivos dos educandos.

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: