Inscrições abertas para Workshop de Técnicas de Engenharia Natural

Em Educação

A Câmara de Santarém, em parceria com a Junta de Freguesia da Moçarria e a ECOSALIX – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, informam que estão abertas as inscrições, até dia 28 de fevereiro para o Workshop de Técnicas de Engenharia Natural, que se realiza nos dias 6 e 7 de março, na freguesia da Moçarria – Rio do Porto.

A sessão teórica (duração de 8 horas), tem lugar no dia 6 de março, das 09h00 às 18h00, na Sala da Assembleia Municipal, e aborda temáticas como: introdução à Engenharia Natural; vegetação em Engenharia Natural; Elenco de técnicas de Engenharia Natural; projetos de Engenharia Natural; manutenção e monitorização.

No dia 7 de março, a sessão prática de implementação do projeto RTT – Reabilitar Troço a Troço, tem lugar no rio do Porto, Freguesia da Moçarria.

Esta iniciativa, integrada no âmbito do projeto “Rota de Reabilitação de Rios” (RRR), tem permitido construir uma rede de parceiros que consolidam a ideia e o desenvolvimento do projeto RTT- Reabilitar Troço a Troço, que já notabilizou o Município de Santarém nas políticas públicas ambientais, a nível nacional.

Desenvolver a inteligência ambiental coletiva exige a capacitação da Administração nos vários domínios ambientais, que devem assumir o estatuto de eixo prioritário para a competitividade do Território.

O Município de Santarém pretende com estas ações, alinhar este quadro concetual com o objetivo de conservar os ecossistemas ribeirinhos, tendo sempre como foco as necessidades, não só do Município de Santarém, mas nacionais, de modo a adquirir conhecimentos em Engenharia Natural, por ser uma área muito específica e ainda não atrativa no mercado, como opção mais adequada.

A Engenharia Natural combina os princípios da engenharia hidráulica e de solos, com conceitos biológicos e ecológicos, para construir estruturas que irão assegurar o estabelecimento de comunidades fitossociológicas, as quais, de uma forma natural, irão contribuir para solucionar problemas de erosão, estabilização de solos, taludes e margens fluviais, bem com o restauro ecológico e requalificação paisagística, através da combinação de materiais construtivos vivos e inertes.

Inscrições: https://forms.gle/919T6gN1ANUAmHd38

Mais informações: geral@ecosalix.pt | 249 095 379

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: