fbpx

Histórias dançadas na Biblioteca do Cartaxo

Em Ribatejo Cool

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, convida os bebés e as crianças até aos cinco anos para o atelier Histórias Dançadas,no terceiro sábado de cada mês. A próxima oportunidade para levar os seus pequenos dançarinos à biblioteca é já no sábado, dia 15 de fevereiro.

A Câmara Municipal do Cartaxo organiza este atelier, em parceria com a Associação Poemas e Fantasias, e Sofia Almeida, que o dinamiza, leva as crianças a descobrirem-se a si próprias e aos outros através de jogos de movimento, sempre a partir de uma história.

O projeto Histórias Dançadas desenvolve-se uma vez por mês, ao sábado de manhã, em duas sessões diferentes de 30 minutos:  às 11h00 para bebés desde a aquisição de marcha até aos dois anos; às 11h45 para as crianças dos três aos cinco anos.

Descubra a magia da dança a partir das histórias na biblioteca, um espaço de portas abertas à imaginação, ao sonho e à exploração.

HISTÓRIAS DANÇADAS – A partir de uma história promove-se a exploração sonora, do corpo, da sua relação com o outro e com o espaço.

Histórias Dançadas existe para permitir às crianças uma vivência do movimento, do seu corpo, da exploração do seu corpo com a envolvência do espaço que o rodeia, bem como sonhar, imaginar, explorar e concretizar.

Dinamizado por Sofia Almeida, licenciada em Dança

Sempre ao terceiro sábado de cada mês. Com marcação prévia. Sessão 3€

11h00 – 11h30 – desde a aquisição de marcha até aos 2 anos

11h45 – 12h15 – dos 3 aos 5 anos

OBJETIVOS

Criar as condições para que a criança descubra o movimento como meio de expressão e de criação, a partir das suas ideias e das suas formas individuais de movimento, alargando essas descobertas à aquisição das noções de espaço e tempo.

Permitir à criança o reconhecimento da sua imagem corporal, através de atividades diversificadas, por forma a atingir a perceção de que o corpo é um todo composto por várias partes e que estas têm a possibilidade de movimentar-se de diferentes formas.

Criar as condições para que, através de jogos de movimento, a criança desenvolva, também, competências sociais e psíquicas, descobrindo não só a si próprio, mas também aos outros.

PALAVRAS DE SOFIA ALMEIDA

“Desde a barriga das nossas mães que somos estimulados através da sua voz, seja ela a falar connosco, a contar-nos uma história ou a cantar para nós!

Este projeto nasce de um amor pela música, pelo canto, pelo movimento, pelas histórias… pelas palavras…

Porque acredito na magia das Artes desde que somos muito pequeninos e na sua importância para um desenvolvimento saudável e completo, acredito que este é, sem dúvida, um projeto para todas as nossas crianças!

Quem não gosta de brincar ao faz de conta?

Todos nós gostámos de imaginar que éramos princesas e príncipes, cavaleiros e bruxas, sapos e lobos…

Quem nunca se imaginou numa linda floresta a descobrir, através de diferentes movimentos, o que acontece por lá…

Ou até que éramos uma pequenina formiguinha, muito atarefada, a fazer exercício físico?

Que bom é conseguirmos acreditar na magia das histórias e como somos tão felizes assim!

Sendo licenciada em Dança e com um percurso de treze anos a trabalhar com crianças desde o berçário aos cinco anos, “Histórias Dançadas” nasce de uma vontade de partilhar momentos de muita alegria e de contribuir da forma que sei e em que acredito para a formação de crianças mais felizes, mais despertas para o mundo que as rodeia e para os outros.

Sob o lema “aprender brincando” acredito que os nossos meninos atingem as competências adequadas a cada idade de uma forma lúdica e feliz permitindo-lhes que identifiquem o seu corpo e respetivas capacidades através de cenários que lhes proporcionam uma exploração vivenciada e partilhada com os outros.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: