O primeiro desafio autárquico lançado a Rui Rio, foi lançado no 38.º Congresso do PSD, em Viana do Castelo. na intervenção de Diogo Gomes, presidente da assembleia de militantes da Concelhia de Santarém. Diogo Gomes lançou o desafio para o atual deputado do distrito Duarte Marques seja indicado como candidato à Câmara Municipal de Abrantes, autarquia gerida pelo PS desde 1993, presidida até outubro pela atual ministra da Agricultura.
Diogo Gomes, que agora deixa o Conselho Nacional, foi mandatário de Rui Rio em 2018, na concelhia de Santarém, lamentou ainda a maneira como terminou a lista de deputados no distrito de Santarém, onde a direção de Rui Rio trocou Ramiro Matos, da Concelhia de Santarém, por Duarte Marques.
Para Diogo Gomes, as autárquicas de 2021 serão particularmente importantes para o PSD, na medida em que alguns dos seus autarcas com maior visibilidade atingem o limite legal de três mandatos, obrigando o partido a encontrar novas caras.
Além disso, no distrito de Santarém, o PSD tem apenas 6 Câmaras Municipais dos 21 Concelhos.
Durante o congresso, muitas foram as intervenções sobre a responsabildiade da atual direção sobre os próximos resultados nas autaquicas. Rui Rio respondeu que “a escolha de um autarca não é a escolha de um amigo nem a do líder de uma qualquer fação partidária. Ela tem de ser ditada com base em critérios de competências, dedicação e de credibilidade. Temos em 2021 de recuperar o terreno perdido em 2013 e em 2017. Recuperar presidências de câmara, mas também de vereadores e eleitos de freguesia”.

Novo regulamento do FINAbrantes – Programa de Apoio às Coletividades vai para consulta pública
Foi introduzida a “Medida Investimento” que permitirá apoiar a conservação/ beneficiação e construção de infraestruturas e…
NAO E’ ESTE DUARTE MARQUES O TAL DEPUTADO POR CUNHA?
RD – NORDIC