Comes & bebes – Fumeiro em Vinhais

Em Ribatejo Cool

No fim-de-semana passado realizou-se em Vinhais nova edição da Feira do Fumeiro, a mais antiga pós 25 de Abril, a qual como o Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, foi e é copiada, não sendo heresia afirmar-se que abriu os olhos a muitos responsáveis políticos no sentido de apadrinharem eventos desta natureza, o que veio a suceder um pouco por todo o País do interior e onde o porco é rei, ora acrescido de toda a sorte de produtos alimentares de matricialidade da sazão identitária das regiões em que se realizam.

Lá voltei, ao almoço apreciei rojões do balho (torresmos do redenho) presunto de porco de raça bisara, alheiras, azedos (enchido que leva pão, carnes de porco, caça de pena, há quem acrescente pato), chouriças de carne e frutos secos, todos estes mimos ao modo de entradas. Amesendado serviram e eu degustei uma soberba sopa de casulas (cascas secas de feijão) previamente demolhadas, fios de pernil de porco curado em ano anterior e alvo de boa demolha. Uma sopa gulosa, no entanto, a ementa recomendava prudência, por isso mesmo aguardei pelo butelo (enchido que utiliza os estômagos dos melhores amigos do homem, os suínos, sendo enchido com ossos da suã, das extremidades das costelas e pedaços do rabo dos marronchos, bem temperados com sal e colorau. Um amigo meu produtor de fumeiro afirma que butelo sem rabo do inimigo de judeus e muçulmanos não é butelo), ainda os renomados cuscos na companhia de outras partes do animal exorcizado pelo famoso médico judeu Moisés Maimônides.

Após esta refeição de untar a barbela, estive no grande pavilhão apinhado de gente ávida de adquirir aquelas guloseimas amigas das farmácias, saborosas cujo mal perdoamos na altura de as comer e lastimamos quando chegam os resultados das análises. Enfim, perdoa-se o mal que fazem, pelo bem que sabem. Nesta festa em honra dos bácoros os honrados portam-se a contento para nosso regozijo.

Armando Fernandes

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: