Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia

Em Ribatejo Cool

No átrio da Casa do Campino realizou-se a apresentação do programa das comemorações dos quarenta anos do Festival Nacional de Gastronomia. O Dr. João Leite, Presidente da Empresa Municipal Viver Santarém explanou com minúcia os travejamentos que suportam as inúmeras realizações culturais a levar a efeito no decurso do ano cujo ponto alto será o Festival Nacional de Gastronomia a ocorrer de meados de Outubro até aos primeiros dias do mês de Novembro. O programa é extenso, aliciante, determinado no desejo de Santarém atingir o estatuto de cidade onde as artes culinárias e a gastronomia só por si justificam desvios de centenas de quilómetros a fim de o palato e o estômago satisfazerem desejos e apetites na órbita «do bem comer, do bem beber, do gozo prandial». Isso mesmo foi realçado pelo Dr. João Leite, da Viver Santarém, e o Dr. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara do burgo escalabitano.

O almoço de coroamento da cerimónia foi concebido e cozinhado pelo Chefe Rodrigo, o qual se esmerou em recrear uma cabidela fluvial – de fataça e respectivas ovas – homenageando o Tejo, ainda o capado arietino de secular tradição. Os doces tradicionais e colheita tardia rematam o ágape. Os vinhos – branco, tinto e colheita tardia – servidos satisfizeram plenamente. A adega Cooperativa do Cartaxo, mais uma vez, não deixou os seus bons créditos entregues a mãos alheias.

Armando Fernandes

PS. O Dr. Carlos Abreu evocado sentidamente pelo Dr. Ricardo Gonçalves onde quer que esteja aflorará um sorriso de contentamento!

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: