fbpx

Município de Abrantes assume trabalhos de restauro de dois altares da Igreja de S. Vicente

Em Região

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos e o representante da Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico-Cultural, S.A., Nuno Proença de Almeida, assinaram no dia 14 de fevereiro de 2020 o auto de consignação para obras de restauro de dois altares na Igreja de S. Vicente.

Já sobre a Igreja de São João Baptista de Abrantes, que está classificada como Monumento Nacional e por isso está afeta à Direção-Geral do Património (DGPC), Manuel Jorge Valamatos anunciou que a CMA está a fazer o levantamento das necessidades do imóvel e que, na sequência de recente reunião com a DGPC, há o compromisso desta entidade realizar projeto para a requalificação da igreja. Já a Câmara compromete-se a encontrar condições para apresentar uma candidatura a financiamento a fundos comunitários.

A intervenção na Igreja de S. Vicente refere-se a trabalhos de conservação e restauro de material pétreo artístico e madeira policromada e talha pertencentes a dois altares da nave lateral (lado Evangelho) e aos trabalhos de conservação e restauro da pintura mural existente nas abóbadas da nave lateral (Lado do Evangelho) e das capelas da cabeceira. Para além dos restauros estão ainda previstos os trabalhos de reparação, hidratação e pintura de caixilharias em madeira, maioritariamente, portas exteriores históricas e os trabalhos de caiação com integração de cor, em abóbadas pertencentes às naves laterais.

A empreitada está adjudicada por 120.748,67 € + IVA e é financiada por fundos comunitários em 85%, sendo os restantes 15% assumidos pela Câmara de Abrantes e pela DGPC.

Apesar da Igreja de S. Vicente, que é Monumento Nacional, e por isso estar também afeta à DGPC, a Câmara Municipal de Abrantes é a dona da obra que é financiada por fundos comunitários graças à aprovação de uma candidatura apresentada pela autarquia que reconhece a importância da valorização do património religioso.

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: