Escola Profissional de Salvaterra de Magos participa em projeto internacional sobre gastronomia

Em Educação

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos acolheu, entre 10 e 14 de fevereiro, o primeiro encontro internacional do projeto “Gastronomy, Languages, Art and Discovery” (GLAD), desenvolvido ao abrigo do programa Erasmu+. Coordenado pela escola francesa Lycée Le Gué a Tresmes, dos arredores de Paris, o projeto conta, para além da EPSM, com os parceiros do Lycee Hotelier Sainte-Anne (França), Istituto di Istruzione Secondaria Superiore Salvatore Pugliati (Itália), Moravska strední skola s.r.o. (República Checa) e Srednja Skola Mate Blazine Labin (Croácia). Todas as escolas são especializadas na formação de técnicos para o setor da restauração e turismo e, com este projeto, irão trocar experiências e aprender mais sobre a cultura gastronómica e património de cada um dos parceiros.

Durante a passada semana, 15 alunos das escolas envolvidas foram acolhidos por 15 famílias dos alunos da EPSM, com quem partilharam os seus hábitos e vivências, experimentando novas realidades e experiências. Os alunos chegaram acompanhados por dez professores das várias escolas e nacionalidades.

A dinâmica da EPSM alterou-se durante alguns dias para ir ao encontro do programa definido. Foram proporcionadas aos visitantes, alunos e professores, bem como aos que os receberam, a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural de Salvaterra de Magos, do Ribatejo e Lisboa. Não poderiam deixar de visitar a Falcoaria Real, o Cais da Vala, o Museu do Rio, a aldeia do Escaroupim, bem como a empresa Orivárzea, uma referência na seleção e embalamento do arroz produzido nas lezírias ribatejanas. A cidade de Lisboa e a capital do estilo Gótico, Santarém, foram também destino do grupo em momentos específicos. Em espaço escolar, os alunos partilharam os resultados da tarefa “Se eu fosse um cocktail”, participaram em workshops de gastronomia tradicional e sobre a produção da cerveja artesanal Gloriana. Partilharam momentos de descontração, praticando desporto em conjunto, contribuindo assim para o fortalecimento das relações entre pares e como incentivo para um estilo de vida saudável. Um passeio no Tejo e uma visita à zona de belém, em Lisboa, fez as delícias do grupo, que voltará a reunir-se já no próximo mês de março, em França.

Este projeto de parceria estratégica, a desenvolver ao longo dos próximos dois anos, proporcionará oportunidades únicas de enriquecimento cultural a cerca de uma centena de jovens de cada uma das escolas parceiras, apesar de serem muitos mais os que estão envolvidos no desenvolvimento e produção de conteúdos para as tarefas previstas.

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: