Histórias Dançadas para crianças e famílias na Biblioteca do Cartaxo

Em Ribatejo Cool

O Salão das Artes da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (BMM) recebeu a primeira sessão do projeto Histórias Dançadas.

Licenciada em dança, com larga experiência de trabalho com bebés e crianças, Sofia Almeida conduz a nova atividade que a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita oferece às famílias – Histórias Dançadas.

Sofia Almeida pensa a história, escolhe a música e desenha movimentos que criam um espaço de magia e evasão para crianças e adultos.

Histórias Dançadas é um lugar de reforço da relação física e emotiva entre as crianças e os seus familiares adultos, que permite à criança descobrir o seu corpo, fortalecer a atenção aos sons da música e das palavras e desenvolver competências sociais.

A próxima sessão de Histórias Dançadas decorrerá no dia 21 de março.

Os primeiros bebés que chegaram acompanhados pelos seus familiares – pais, mães, tias ou avós –, com quem viriam a partilhar espanto, alegria ou curiosidade, ternura e entusiasmo – sempre com a ajuda de um ratinho muito especial.

Feito de tecido aos quadradinhos e longos bigodes atrevidos, o ratinho que Sofia Almeida levou à BMM, no Cartaxo, no último sábado, dia 15 de fevereiro, acordou da sua condição de fantoche de pano, pela ação mágica dos olhos espantados dos meninos e meninas que o acolheram com passos e gestos de dança.

O pequeno e ternurento aventureiro, levou miúdos e graúdos numa viagem pelas andanças que vive ao longo do seu dia – sempre com a música e as canções a marcarem o ritmo das reviravoltas, das palmas e dos sorrisos nos rostos de todos os que aceitaram o desafio das Histórias Dançadas.

Sofia Almeida explicou que “este projeto nasceu do amor pela música, pelo canto, pelo movimento, pelas histórias, pelas palavras”, porque “acredito na magia das artes e porque tenho esta vontade de partilhar esses momentos de magia e de contribuir, da forma que sei e em que acredito, para a formação de crianças mais felizes, mais despertas para o mundo que as rodeia e para os outros”.

As Histórias Dançadas, regressam a cada terceiro sábado de cada mês ao salão das Artes da BMM, sempre com uma nova história, contada por novas personagens, com música também nova para descobrir e sempre com a ternura e energia positiva que Sofia Almeida coloca neste mundo mágico que cria a cada sessão.

Informação

O projeto Histórias Dançadas é organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com a Associação Poemas e Fantasias, as sessões são dinamizadas por Sofia Almeida, licenciada em Dança. As sessões decorrem na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, no terceiro de cada mês. A cada sábado, decorrem duas sessões diferentes, com duração de 30 minutos:  às 11h00 para bebés desde a aquisição de marcha até aos dois anos; às 11h45 para as crianças dos três aos cinco anos.

Marcação prévia na BMM – presencial, por telefone ou e-mail

Sessão 3€

INFO | Rua Dr. Marcelino Mesquita – 2070-102 Cartaxo

Telefone – (+351) 243 700 281 – E-mail – biblioteca@cm-cartaxo.pt

HORÁRIO DA BIBLIOTECA

De segunda a sexta-feira – 9h00 às 17h30

Ao fim de semana e feriados – no horário das atividades agendada

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: