“Correr o Fado” com o Quorum Ballet em Samora Correia

Em Ribatejo Cool

Sábado, 29 de fevereiro, a partir das 21h30, no Centro Cultural de Samora Correia, a Companhia de Dança Contemporânea Quorum Ballet apresenta o espectáculo “Correr o Fado”. Este espetáculo abre o mês da Dança organizado pelo município de Banavente, que apresenta uma série de espetáculos e workshops durante o mês de março, cujo programa pode consultar no final desta publicação.

Este é um dos espectáculos mais conceituados do género, tendo já recebido alguns prémios. O Quorum Ballet é uma companhia de dança contemporânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência, rigor e qualidade nos seus espectáculos. Foi fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo e bailarino Daniel Cardoso e Theresa da Silva C. que, sem qualquer subsídio nos primeiros 3 anos, conseguiram atingir o objectivo de criar uma companhia de repertório de dança contemporânea em Portugal.

Com uma estrutura definida e permanente, o Quorum Ballet é composto por 7 bailarinos, os departamentos de relações públicas, produção, técnico e financeiro. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK – Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy nos Recreios da Amadora, com aulas abertas a crianças, jovens e adultos.

O Quorum Ballet tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e dos coreógrafos convidados Itzik Galili, Thaddeus Davis, Jonathan Hollander, Donald Byrd, Iolanda Rodrigues, Rita Galo, Gonçalo Lobato, Pedro Dias, António Cabrita, Elson Ferreira, Inês Godinho, Filipe Narciso, Freddie Moore, Barbara Griggi, entre outros. Até à data já foram criadas mais de 40 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para crianças e jovens.

O rigor e profissionalismo do Quorum Ballet têm originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições, nacionais e internacionais, com as quais tem trabalhado.

A companhia tem exibido os seus trabalhos em inúmeras cidades do país, incluindo algumas das mais conceituadas salas como o Teatro Camões, CCB, Teatro Tivoli, Teatro Municipal de Faro, Teatro TEMPO, Casa da Música do Porto, Santa Maria da Feira, entre muitas outras. A nível internacional, a companhia apresentou as suas peças na Dinamarca, EUA (N.York), Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.

O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas muito positivas em diversos jornais e revistas, destacando-se a Dance Europe Magazine. O Quorum Ballet foi mesmo considerado uma companhia de dança de “seis estrelas”.

(2009) Prémio de melhor companhia de dança contemporânea na 1ª edição dos Portugal Dance Awards.

Entre as parcerias estabelecidas, destaca-se a feita com a Vaganova Academy (escola do antigo Ballet Kirov) de São Petersburgo, com a apresentação do programa “Do Bailado Clássico ao Contemporâneo”, que esteve em digressão nacional em 2009.

Em 2009 o Quorum Ballet recebeu o prémio de Melhor Companhia de Dança Contemporânea na 1.ª edição dos Portugal Dance Awards e em 2011, na 14.ª edição do Festival de Castilla e Léon (Espanha) foi considerada (em ex aequo) a “Melhor Companhia em Palco” com o espectáculo “Correr o Fado”.

Organizado pelo Município de Benavente este espetáculo faz parte do programa do Mês da Dança a decorrer ao longo de março, com uma série de espectáculos e workshops.

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: