Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeUnidade de Hospitalização Domiciliária do CHMT avalia profissionais recém chegados de zonas...

Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHMT avalia profissionais recém chegados de zonas afetadas pelo novo Coronavírus

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, concretizando a recente orientação da Direção-Geral de Saúde para que os profissionais de saúde que regressaram de territórios de contágio do novo Coronavírus sejam avaliados pelas Instituições onde trabalham, decidiu implementar o seguinte modelo:
A equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHMT fará a avaliação dos profissionais recém chegados de áreas afetadas pelo Coronavírus. Ou seja, o profissional de saúde contactará a Unidade de Hospitalização Domiciliária através da linha telefónica desta mesma Unidade de Hospitalização Domiciliária, cuja equipa fará a avaliação seguindo os procedimentos em vigor, instituídos pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente através de contacto com a Linha de Apoio Médico (LAM). Esta avaliação poderá ser alargada aos familiares do profissional que habitem no mesmo domicílio.

Esta medida surge depois de ter existido um cancelamento, no dia 28 de fevereiro, de um tempo de bloco operatório reservado ao Serviço de Ginecologia/Obstetrícia. Na ocasião a cirurgiã principal Serviço de Ginecologia/Obstetrícia optou por não operar com um outro profissional de saúde, por este último ter regressado recentemente de Itália.

Desta situação resultou o adiamento de três cirurgias. Importa referir que o profissional de saúde em causa cumpriu as orientações que estavam então em vigor, nomeadamente, através do contato com a Linha de Apoio Médico.

Perante esta fase, que é nova para todos,  decidiu nessa mesma altura o Conselho de Administração do CHMT, EPE, pedir um parecer à Direção-Geral de Saúde, reportando esta situação na expectativa de receber orientações.

As orientações chegaram ao fim dessa mesma tarde do dia 28 de fevereiro e, perante essas mesmas orientações, decidiu o Conselho de Administração alocar os recursos da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHMT, EPE, também na avaliação destes profissionais de saúde. Esta medida entra em funcionamento a partir do dia de hoje,  dia 29 de fevereiro, e manter-se-á enquanto for a mais adequada à situação em curso.
Sendo o Coronavírus uma nova realidade, e estando o CHMT, EPE, a seguir todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, o Conselho de Administração reitera o seu empenho na defesa intransigente dos doentes e dos profissionais de saúde desta Instituição. 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar