Labmóvel, o autocarro do sucesso escolar está de volta ao Cartaxo

Em Educação

Está de regresso ao Município do Cartaxo, no âmbito do plano de combate ao insucesso escolar da Lezíria do Tejo, o LabMóvel – Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O LabMóvel irá circular pelo Município do Cartaxo nos dois Agrupamentos de Escolas, começando a sua volta pelo Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, de 26 de fevereiro a 11 de março, e passando depois pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, de 27 a 29 de abril.

Nesta primeira etapa, o LabMóvel esteve presente na EB 2,3 Marcelino Mesquita, de 26 a 28 de fevereiro, e está agora nas instalações dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, aberto aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.

Nos dias 6 e 7 de março, o LabMóvel estará de portas abertas ao público no Cartaxo Youth Summit.

A 8 de março, o LabMóvel regressa para a EB 2,3 Marcelino Mesquita e, no dia 11 de março, segue para Vila Chã de Ourique, junto às instalações do Estrela Futebol Clube Ouriquense, para muitas atividades com as crianças da EB1 e do Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique.

O LabMóvel

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática é uma das medidas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), no Eixo da Educação pela Inovação.

Trata-se de um autocarro transformado, que tem como público alvo crianças e jovens do pré-escolar até ao ensino secundário, assim como os seus familiares, que disponibiliza um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica.

Neste laboratório de aprendizagem, os alunos encontram diversas áreas de trabalho, como a área das ciências, da robótica ou da fabricação digital, com impressoras 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras, que vão atrair facilmente a atenção das crianças e dos jovens.

Através da experimentação, pretende-se estimular a inovação e a criatividade, incentivando a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

As atividades e experiências inovadoras aqui desenvolvidas são planificadas e dinamizadas pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município do Cartaxo (EMIC), em conjunto com a equipa do LabMóvel, constituída por professores do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita.

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

O PIICIE LT visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, de contribuir para a igualdade de oportunidades, e de construir uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Este plano é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu – Portugal 2020/Alentejo 2020.

O Município do Cartaxo tem vindo a abraçar o projeto desde o seu início, unindo forças aos restantes municípios da CIMLT que integram este plano e que, em conjunto, combatem o insucesso escolar.

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: