Sítio Medieval oferece um dia no acampamento de Afonso Henriques antes da reconquista de Santarém

Em Ribatejo Cool

A comemoração dos 873 anos da conquista do Castelo de Santarém vai ser assinalada com a recriação do acampamento de D. Afonso Henriques em Pernes. É a 2.ª edição de um evento anual que pretende recriar a presença do rei D Afonso Henriques e das suas tropas, quando em 14 de março de 1147, acamparam em Pernes, antes de partirem para o assalto ao Castelo, na marcha da reconquista Cristã de um território dominado pelos Mouros há mais de 4 séculos.

Integrada nas festas de Santarém, a recriação vai realizar-se nos dias 14 e 15 de março, das 10h00 às 18h00, no Sítio Medieval de Pernes.

O Projeto do Sítio Medieval é o primeiro recinto privado, em Portugal, dedicado exclusivamente ao período Medieval. Pretende proporcionar uma experiência mais imersiva para os participantes.

A animação do evento vai ter profissões Medievais como o carpinteiro, ferreiro, sapateiro, o culto Cristão, a exibição de armas da época, o treino de armas, as técnicas de luta medievais, jogos de destreza, demonstração de lutas, uma rábula sobre a Conquista de Santarém, um carrossel medieval, a carrocinha das pipas, uma apresentação pedagógica em torno de uma “mesa de guerra”, demonstrações de escrita medieval e Iluminura – A escrita e os utensílios, jogos medievais, jogos de mesa medievais e música medieval ao vivo.

Organizado pela Associação Pernes Medieval, o evento conta com apoios da Junta de Freguesia de Pernes, Santa Casa da Misericórdia de Pernes e Câmara Municipal de Santarém. As entradas custam 6€ para adultos, sendo as entradas gratuitas até aos 12 anos. O almoço medieval custa 12€ (sujeito a disponibilidade, preferencialmente com reserva antecipada através dos contactos no site) .

Sinopse da recriação histórica: “Estamos em 1147. É ainda novo o Reino de Portugal, tendo D. Afonso sido proclamado seu soberano em 1139, após a vitória na batalha de Ourique. Portugal deseja alargar o seu território e o caminho mais óbvio a percorrer é em direção ao Sul, fazendo frente aos Mouros que aí se encontram. Santarém é um local de extrema importância estratégica, visto que terminariam por fim com as incursões Muçulmanas a Leiria e a Coimbra e se permitiria também uma aproximação do seu próximo objetivo: Lisboa. A comitiva que acompanha el-Rei encontra-se reunida e viaja em conjunto para a conquista do castelo de Santarém. Fartos banquetes são o deleite dos mais ricos homens a quem D. Afonso tenta comprar o seu apoio. O mestre-de-cerimónias prepara o entretenimento trazendo bailarinas, música e malabaristas, para que os nobres senhores do Reino forneçam do seu ouro ou dos seus homens de armas, para a ajuda desta incursão. Todos os dias, os bravos homens vindos de outras terras, desejam dar provas do seu valor, tentando conquistar um pouco de fama, ou até algum título se a sua bravura o provasse. É de seu desejo entrar nas fileiras Portuguesas e pelejar ao lado do afamado D. Afonso Henriques. Por isso, são organizadas pelejas e torneios na liça de armas para todos aqueles que desejem mostrar o seu valor. Contudo, todos os homens tentam não se ferir, pois o inimigo, todos sabem que se encontra dentro do castelo de Santarém. A 14 de março, eis que chegam a Pernes, provenientes de Coimbra. Um exército de 200 homens de armas liderados por D. Afonso Henriques. Aí fazem o seu Acampamento, onde El-Rei lhes comunica o intento de tomar o Castelo de Santarém”.

Link instagram: www.instagram.com/sitiomedieval/

Link facebook: https://www.facebook.com/SitioMedievaldePernes/

Compra de Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-873o-aniversario-da-conquista-de-santarem-pernes-medieval-95308451143

1 Comment

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: