Arranque da 24.ª edição do Mês da Enguia com abertura da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais e de exposições

Em Ribatejo Cool

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou no dia 28 de fevereiro a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais no Pavilhão Inatel em Salvaterra de Magos, no âmbito da 24.ª edição do Mês da Enguia.

“Estamos muito satisfeitos por conseguirmos manter a qualidade desta feira, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações das ilhas da Madeira e dos Açores”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio.

O certame decorre às sextas, sábados e domingos e conta com uma vasta programação com diversas atuações de associações e coletividades locais e de artistas e grupos vindos de fora. Dança, folclore, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, espetáculos musicais com Mónica Sintra (7 de março) e “Filhos da Nação” (14 de março), stand-up comedy com Francisco Menezes (21 de março) e concerto com Lucas & Mateus (28 de março), entre muitos outros.

A pensar nos mais novos haverá também atuações das crianças do pré-escolar dos agrupamentos de escolas do concelho, no âmbito do projeto da Câmara Municipal “MusicArt”, espetáculos de teatro e de magia infantil e no dia 8 de março, pelas 16h, destaque para o mini show “A Festa do Pocoyo”, que promete muita animação.

O Presidente da Câmara Municipal congratula-se “com o êxito do primeiro fim de semana do evento, com a presença de centenas de pessoas que aproveitaram para degustar enguias nos 20 restaurantes aderentes e assistirem aos espetáculos e à inauguração das exposições “Profissões d’Antigamente…o Ferreiro”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, que contou com a homenagem a três gerações da família Cabaço – Sílvio Cabaço, os filhos Vidaúl Sílvio e José Manuel e o neto Sílvio Augusto – e “Ana Batista: 20 anos de alternativa”, na Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, a qual marca o arranque das comemorações do Centenário da Praça de Touros de Salvaterra de Magos”.

Estas exposições juntam-se às que se encontram patente no Edifício do Cais da Vala “Salvaterra a Preto e Branco” e no Mercado de Cultura de Marinhais “Profissões d’Antigamente…A Peixeira”.

A 24ª edição do Mês da Enguia decorre até 31 de março com os restaurantes aderentes a apresentarem um conjunto variado de pratos, desde os mais tradicionais às inovações – enguias fritas, de ensopado, de caldeirada, grelhada ou de fricassé, molhata ou torricado, entre outros. A estes juntam os operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, unidades de alojamento, casas vinícolas, artesãos, produtores locais, associações culturais, desportivas e recreativas.

São muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia, ao longo do mês de março, nos restaurantes do concelho de Salvaterra de Magos e visitar o património natural, histórico e arquitetónico de um território que vai da Lezíria à Charneca.

A programação da 24ª edição do Mês da Enguia pode ser consultada em www.mesdaenguia.pt

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: