Castelo de Almourol. Foto Ana Ludovino

Barquinha acolhe curso de gestão de serviços de águas

Em Região

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil vai realizar a terceira edição do ProAguas – Programa Avançado de Gestão de Serviços de Águas, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, entre 17 de março e 22 de maio de 2020.

Portugal tem vindo a dar uma atenção crescente ao abastecimento de água e à gestão de águas residuais e pluviais, serviços públicos essenciais para o desenvolvimento social e económico do País, para a sustentabilidade ambiental e para a saúde pública.

Para a melhoria da sua eficácia e da sua eficiência, as entidades gestoras devem procurar adotar modelos de governança e de gestão adequados, sendo a capacitação dos recursos humanos uma componente especialmente relevante.

O atual incentivo à agregação dos municípios na gestão dos serviços de águas em baixa vem implicar ainda mais um reforço da capacitação dos recursos humanos, tema aliás sempre importante face à complexidade destes serviços, aos crescentes desafios que têm que enfrentar e à continuada evolução tecnológica.

É assim do interesse nacional que os principais agentes do setor trabalhem em parceria para conseguirem uma oferta de formação e capacitação adequada no setor, sempre atualizada e com uma visão centrada nos grandes desafios ainda por resolver.

O ProAguas é promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, com financiamento do Fundo Ambiental, e realizado pelo LNEC, através do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water). Tem ainda a participação da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), bem como o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

O ProAguas destina-se essencialmente a decisores políticos, dirigentes e quadros com responsabilidades na gestão dos serviços de águas, de entidades municipais, estatais e privadas, sem esquecer os municípios de pequena e média dimensão.

Se houver disponibilidade de vagas podem, no entanto, participar outros profissionais interessados.

Oferece uma programação com um total de 48 módulos, com formadores de referência e integrando as melhores experiências.

O curso de formação terá a duração total de 72 horas, sendo realizado nas semanas de 17 a 20 de março, 21 a 24 de abril e de 19 a 22 de maio de 2020.

Para mais informações, os interessados deverão contactar o email li-water.proaguas@lnec.pt ou o telefone 218 443 428.

1 Comment

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: