Câmara do Cartaxo com presidência aberta em Pontével

Em Região

O briefing dos serviços operacionais da Câmara Municipal do Cartaxo, que teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Pontével, ontem, dia 2 de março, marcou o arranque da iniciativa presidência aberta em Pontével.

Este ciclo de presidência aberta, promovido pelo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, irá passar por todas as freguesias do Município ao longo deste ano.

Para o autarca, este ciclo vem “reforçar a proximidade da autarquia aos munícipes, indo ao encontro deles, conhecendo ainda melhor os seus desafios, ouvindo as suas ambições para que, em conjunto, possamos trabalhar para melhorar o bem-estar de todos, promovendo o desenvolvimento e o progresso de cada uma das nossas freguesias”.

Depois de ter passado por Vila Chã de Ourique, no passado mês de fevereiro, o ciclo de presidência aberta promovido pelo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro chegou a Pontével, com atividades que se estendem por todo o mês de março.

Ao longo de todo o ciclo de presidência aberta, que decorre ao longo deste ano, Pedro Magalhães Ribeiro vai “dedicar um mês a cada freguesia, para que nos possamos inteirar com maior detalhe dos anseios e das ambições da população, das empresas e associações locais”.

“Conhecer os problemas no terreno, ouvi-los de viva voz, saber o que pretendem os munícipes para a sua terra e de que modo podemos contribuir para tal, é o que me leva a promover esta presidência aberta”, diz o autarca.

O briefing operacional da Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais, que ontem teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Pontével, pelas 11h00, foi a primeira atividade deste programa que pretende “trabalhar, de forma descentralizada, para promover o desenvolvimento de cada uma das nossas freguesias”, como explicou o autarca.

As atividades recomeçam no dia 16 de março, também na sede da Junta de Freguesia, com uma manhã dedicada ao atendimento ao público pelo executivo, a partir das 10h00, e com a realização da reunião descentralizada da Câmara Municipal, a partir das 21h00.

No dia seguinte, 17 de março, Pedro Magalhães Ribeiro tem agendadas visitas de trabalho ao Centro de Dia de Pontével, às 10h00, à Associação Cultural e Recreativa dos Casais Lagartos, às 17h00, e aos Quarentões 2020, às 18h30. Também neste dia, reúne a Comissão Municipal de Trânsito, pelas 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Pontével.

Para dia 18 de março, quarta feira, Pedro Magalhães Ribeiro tem encontro marcado com diversas entidades e coletividades locais:  o Clube de Ciclismo Marco Chagas, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Pontével, a Fábrica da Igreja Paroquial, a Associação Humanitária da Freguesia, o CCISCA – Centro Comunitário de Intervenção Social dos Casais da Amendoeira, a Casa do Povo, e também com as associações que desta fazem parte, o Kaspiadas – Grupo Cénico, o Cant’arte – Grupo Coral, a Secção de Atletismo e o Rancho Folclórico e Etnográfico.

O dia 19, quinta-feira, será também dedicado a entidades e coletividades locais, começando, às 10h00, com a visita ao Clube de Caçadores de Pontével. Segue-se, às 11h30, a visita à Casais Lagartos Bike Team e, às 15h00, a visita à Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I. Também para este dia está agendada a visita ao União Penedense – Centro Social, Cultural e Desportivo dos Casais Penedos, às 18h00, e à SFIP – Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, às 21h00.

Para dia 20 de março está agendada uma visita de trabalho à Rio Forte – Associação para a Defesa do Património Histórico-Ambiental de Pontével.

O ciclo de presidência aberta continua na segunda feira seguinte, dia 23, com o briefing da Proteção Civil. O Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros Municipais do Cartaxo reúnem, na sede da Junta de Freguesia de Pontével, às 11h00.

No dia 13, Pedro Magalhães Ribeiro terá uma companhia especial que o acompanhará em todos os momentos do dia.  A iniciativa “Presidente por um dia” vai permitir a duas crianças de 4º ano da Escola Básica dos Casais Penedos e do Centro Escolar de Pontével perceberem o que faz, afinal, um presidente de Câmara ao longo de um dia de trabalho.

Para este dia estão previstas visitas de trabalho às empresas Carlos V. Rebelo, Lda., Vinhos Franco e Isolago, S.A., e a alguns estabelecimentos de comércio local. O autarca e os dois “presidentes por um dia” vão também visitar as obras que estão a decorrer na freguesia.

O dia 25 de março será todo dedicado à educação, com visitas agendadas à Escola Básica do 1º ciclo dos Casais Penedos, às 10h30, e ao Centro Escolar de Pontével, às 11h30.

Como forma de alertar para a importância de cuidar do meio ambiente e como manifesto de esperança no futuro, o presidente da Câmara Municipal e os alunos da freguesia plantarão algumas árvores, junto ao rio da Fonte, às 15h00.

O Conselho Municipal da Educação também reunirá neste dia, dedicado à educação, às 16h30, no Centro Escolar de Pontével.

O último fim de semana do mês acolhe as últimas atividades desta segunda ronda do ciclo de presidência aberta. Dia 28 de março, sábado, às 14h30, a Biblioteca de Pontével (antiga Escola Primária) recebe o Conselho Municipal da Juventude. No dia 29, domingo, o presidente da Câmara Municipal visitará o Centro Cultural e Recreativo Amendoeirense, às 14h30, e o Grupo Desportivo de Pontével, às 16h00.

Todas as iniciativas, reuniões e visitas de trabalho, são abertas ao público, tendo o presidente da Câmara Municipal endereçado convites a todos os autarcas eleitos – vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta e de assembleia de freguesia, para estarem presentes em todo o programa.

Depois de Vila Chã de Ourique e de Pontével, este ciclo passará por Cartaxo, Lapa, Vale da Pedra, Valada, Vale da Pinta e Ereira, coincidindo no calendário com o mês em que recebem as reuniões ordinárias descentralizadas da Câmara Municipal este ano.

Conheça todo o programa aqui

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: