Projeto reabilitar troço a troço avança no sábado para a ribeira de Perofilho

Em Região

É já no próximo sábado, dia 7 de março, que o projeto RTT- Reabilitar Troço a Troço assinala a entrada na década 20 com uma ação de reabilitação fluvial na ribeira de Perofilho, conhecida localmente como rio do Porto, no Baixinho, bacia hidrográfica do rio Maior, na freguesia da Moçarria.

Reabilitar rios e ribeiras envolvendo os atores chave, designadamente a Junta de freguesia de Moçarria e os cidadãos da comunidade é o fator de  inovação na governança dos Recursos Hídricos em Santarém. Reconhecendo a importância do património natural dos rios e ribeiras para o bem estar da comunidade e o serviço de ecossistema prestado que beneficia toda a população, o Município aposta em reabilitar mais um troço na sua Rota de Reabilitação de Rios (RRR) , contabilizando mais de 3100 metros de linhas de água reabilitadas em todo o concelho.

Simultaneamente o município com a estreita cooperação das juntas de freguesias encontra-se a efetuar um levantamento e caraterização destes corredores fluviais, linhas de água dentro dos perímetros urbanos, com vista à sua limpeza e conservação.

O RTT, concebido pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade (DAS) do Município de Santarém, é um projeto de engenharia do ambiente e de participação pública, que tem por missão capacitar e envolver os cidadãos, e em particular os proprietários dos terrenos confinantes com as linhas de água, despertando-os para a importância de conservar, reabilitar e proteger os habitats ribeirinhos e a sua Biodiversidade, recorrendo a técnicas simples que os nossos antepassados já aplicavam para  a conservação deste Bem Comum.

Este RTT, integra o Workshop Técnicas de Engenharia Natural (WEN), que decorre nos dias 6 e 7 de março em Santarém, organizado pela Ecosalix em cooperação com Município, formando técnicos de várias autarquias e empresas que irão aplicar os conhecimentos teóricos na ribeira de Perofilho.

A reabilitação dos cerca de 140 metros da ribeira de Perofilho, prevê a aplicação de diversas técnicas de engenharia natural, que podem ser aplicadas pelos participantes do WEN, bem como, por todos aqueles que pretendam ter uma experiência diferente e enriquecedora, de partilha e envolvimento, pela conservação e preservação dos nossos rios e ribeiras.

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: