fbpx

Cartaxo Youth Summit termina hoje no Cartaxo – Ofertas de ensino, formação e saídas profissionais

Em Educação

A primeira edição do Cartaxo Youth Summit está a decorrer no Pavilhão de Exposições do Cartaxo até final deste sábado, dia 7 de março, com uma intensa programação com o intuito de mostrar as melhores ofertas de ensino, formação e saídas profissionais.

Na sessão de abertura, perante centenas de pessoas, o presidente da Câmara Pedro Magalhães Ribeiro confessou-se emocionado “por ver tantos professores, tantos jovens, tantos parceiros na área da educação, da formação, do setor empresarial, pois é a eles que se dirige este evento”.

Também a atuação da banda da Força Aérea, que percorreu clássicos dos Xutos e Pontapés e dos ABBA, entre outros, emocionou o autarca, que considerou que o Cartaxo Youth Summit “não poderia ter começado de melhor forma, com esta linguagem universal, a música, e com um reportório bem à medida de uma feira para a juventude”.

“A razão de estarmos aqui”, continuou, “resulta, por um lado, daquilo que é a nossa perceção do que é necessário para as nossas empresas, do concelho do Cartaxo, das respostas que temos de dar aos desafios que nos são colocados, e, por outro, daquilo que queremos para o futuro dos nossos jovens”.

Nesta primeira edição do Cartaxo Youth Summit, o Município do Cartaxo, enquanto organizador, tem a expectativa de que todos os intervenientes aqui presentes, em conjunto, “possam dar resposta às necessidades dos empreendedores ao nível de oferta formativa e, mais importante, dizer aos jovens de hoje, que vão formar-se na área A, B, ou C, que têm futuro na sua terra – é para eles que trabalhamos”.

Como exemplo de áreas que atualmente necessitam de mão de obra no concelho do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro destacou as empresas de “soldaria, metalomecânica, carroçarias, mas também os cinco hotéis que estão a ser licenciados, mais de 250 camas de hotéis de 4 estrelas a precisarem de gente qualificada no nosso concelho que hoje ainda não temos”.

Pedro Magalhães Ribeiro anunciou também, no seu discurso, o lançamento, em breve, de mais um produto semelhante ao Cartaxo Youth Summit, em parceria com um empreendedor do Cartaxo, Luís Rato, criador da marca Made in Cartaxo. O objetivo desta parceria passa por “puxar pela autoestima da nossa terra, para levantar e reerguer o Cartaxo”.

Para os trabalhadores da Câmara Municipal do Cartaxo, o autarca reservou uma palavra especial de agradecimento, pois “tudo o que veem aqui foi feito com a prata da casa”, que se estendeu aos cerca de 60 parceiros que responderam ao apelo e ajudaram a fazer desta abertura do Cartaxo Youth Summit “um sucesso”.

Eduarda Marques, diretora regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, também marcou presença na sessão de abertura, tendo incentivado os jovens, “que são não apenas o futuro mas também o presente, a ouvirem as pessoas mais experientes que hoje aqui se encontram” e a “terem uma voz mais ativa nas decisões que ajudam a preparar o seu futuro”.

Sobre a iniciativa Cartaxo Youth Summit, Eduarda Marques considerou que, tanto pelo espaço como pelas atividades, pelo número de parceiros e de visitantes, “esta é uma aposta ganha, e as próximas edições serão aguardadas com ansiedade”.

Cartaxo Youth Summit

A primeira edição do Cartaxo Youth Summit começou ontem, dia 6 de março, e prolonga-se até amanhã, dia 7, no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo.

O Cartaxo Youth Summit conta com uma zona de encontro e debate – o espaço conferências -, por onde passarão, nos dois dias, ofertas formativas, mas também organizações juvenis e desportivas.

Neste primeiro dia, os visitantes puderam também sentar-se à mesa com alguns empresários do concelho, que partilharam o seu percurso profissional, o modo de funcionamento do seu negócio e as suas experiências pessoais.  Viasegura, Sociedade Mediadora Seguros, Golden Grape – Quinta dos Filipes, Malagueta Viagens, Verso Move, Taberna do Quinzena e Agrosport foram as empresas que aceitaram o desafio e se sentaram à mesa com os mais jovens numa conversa informal cheia de novas aprendizagens.

 Este evento inovador conta ainda com mais dois espaços:

  • uma área que conta com a presença de universidades públicas e privadas, centros de formação profissional e instituições públicas de educação e formação que vieram de todo o país, não só para informar, mas também para mostrar o que é, na prática, cada uma das profissões para as quais os jovens se podem preparar.
  • o palco LG XBOMM, por onde passarão atividades fitness, danças urbanas, concertos, demonstrações de karaté, DJ e a atuação de Talentos do Cartaxo – que conta com as presenças já confirmadas de Beatriz Antunes, Mariana Freire, The Town Bar, José Ribeiro, Daniela Ramos, Nicolau, DJ Mike Skiller e Dj Mike V. O ator Gabriel Silva vai ser o anfitrião deste espaço de promoção do que de melhor se faz no Cartaxo.

O Cartaxo Youth Summit tem entrada gratuita.

O espaço abre às 9h30 e encerra às 02h00.

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: