Autoridade de Saúde isola turma da aluna contagiada com covid 12 na Escola Secundária de Coruche

Em Sociedade

A confirmação de uma aluna da Escola Secundária de Coruche contagiada com o coronavírus (covid-12) gerou alarme social na comunidade escolar e levou as autoridades de saúde e o agrupamento de escolas a isolar sob quarentena as crianças e professores da turma da aluna doente.

Os pais reuniram esta quarta-feira de manhã com a direção do Agrupamento de Escolas e com o delegado de saúde que informaram os encarregados de educação das medidas tomadas para impedir o contágio, embora não tenha decidido encerrar a escola, conforme era exigido por alguns pais.

Delegado de saúde decide meter turma em quarentena

O delegado de saúde informou a Associação de Pais, esta manhã, que foi decidido “isolar em quarentena as crianças da turma e os professores e alunos que estiveram em contato próximo nas aulas na sexta-feira passada com a aluna contagiada com o covid-19. Estes alunos e professores vão ficar sob vigilância ativa durante 14 dias, serão contatados via telefónica e se houver sintomas serão acompanhados através da linha saúde SNS24”, disse o delegado de saúde.

Desde que começaram a circular rumores de que havia um surto de covid-19 entrefuncionários de uma fábrica de arroz em Coruche, que se gerou o alarme social na vila. A situação abravou-se nos últimos dias com a confirmação de que pelo menos dois funcionários de uma fábrica de arroz, entre eles a mãe da aluna, foram confirmados com o coronavírus.

Esta terça-feira, as Associações de Pais das escolas de Coruche tomaram posição sobre a situação: “Perante a confirmação de um caso positivo de uma aluna da Escola Secundária de Coruche somos totalmente contra a continuação da frequência de alunos na escola”.

Pais reuniram com delegado de saúde e diretor do agrupamento de escolas

Em comunicado publicado no Facebook, a Associação de Pais afirmou que “a direção do Agrupamento de Escolas de Coruche também partilha da nossa preocupação e opinião mas é da responsabilidade da DGS a tomada de decisão sobre quais os procedimentos a tomar”.

Esta quarta-feira, os representantes dos pais reuniram na escola com o delegado regional de saúde na escola e o diretor do Agrupamento e com as entidades de saúde.

A decisão de encerrar a escola não foi tomada e a Associação de pais partilhou no Facebook o depoimento do delegado regional de saúde e do diretor do Agrupamento de Escolas, vídeo que aqui reproduzimos.

Governo equaciona encerramento de todas as escolas

Entretanto, o conselho nacional de saúde pública reúne-se esta quarta-feira e irá tomar uma decisão sobre a suspensão ou continuação das aulas em todo o país.

Câmara de Coruche aciona medidas para travar covid-19

Por sua vez, a Câmara Municipal de Coruche realiza uma conferência de imprensa, esta tarde, às 16 horas, no âmbito da Reunião Restrita da Comissão Municipal da Proteção Civil, por forma a informar as medidas a adotar face às circunstâncias atuais do Plano de Contingência do COVID-19.

Durante esta manhã as AP do agrupamento de Escolas de Coruche reuniu com a diretora do Agrupamento e com as entidades de saúde. A decisão de encerrar a escola não foi tomada. Partilhamos convosco o depoimento que recolhemos.

Publicado por Associação de Pais e EE de Coruche em Quarta-feira, 11 de março de 2020

Deixar uma resposta

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: