Câmara do Cartaxo implementa medidas preventivas para travar novo coronavírus

Em Região

O Grupo Coordenador do Plano Municipal de Contingência COVID-19, reuniu para analisar níveis de risco para trabalhadores e munícipes, elencou serviços essenciais e estabeleceu medidas de contenção que incluem encerrar equipamentos municipais, adiar eventos públicos, suspender programas de atividades e reduzir o atendimento presencial.

O presidente Pedro Magalhães Ribeiro destacou a importância de “encararmos a COVID-19 como uma ameaça real, de não facilitarmos em qualquer circunstância e de executarmos o Plano de Contingência, que tem por objetivo proteger quem trabalha no município, quem se dirige aos nossos serviços, quem usufrui dos nossos equipamentos municipais, sejam eles culturais, desportivos ou sociais, ou quem participa em eventos públicos”.

No final da reunião de trabalho, o autarca reforçou a necessidade de “toda a comunidade se manter atenta, sem alarmismo injustificado, mas consciente do perigo associado a esta pandemia e de que as recomendações da Direção-Geral da Saúde devem ser cumpridas no dia-a-dia porque os riscos de contaminação são reais”.

O atendimento presencial será reduzido ao mínimo possível, sendo privilegiado o atendimento por telefone e e-mail. Em nome da segurança de todos, a autarquia apela aos munícipes para se dirigirem aos serviços municipais apenas em casos inadiáveis ou cuja resolução não seja possível pelos canais de comunicação que disponibiliza: telefone, e-mail, whatsapp ou skype.

O encerramento dos equipamentos, adiamento de eventos e suspensão de atividades fica estabelecido até dia 31 de março, momento em que o grupo de trabalho reavaliará as decisões agora tomadas, de acordo com o evoluir da situação que a autarquia acompanhará a todo o momento.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro reuniu hoje, dia 11 de março, o Grupo Coordenador do Plano Municipal de Contingência (GCPC), ontem aprovado por unanimidade em Comissão Municipal de Proteção Civil.

Presidido por Pedro Magalhães Ribeiro, o grupo de trabalho integra os responsáveis de todos os serviços municipais, o vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Amorim, os vereadores com pelouros atribuídos, Elvira Tristão e Pedro Nobre, o adjunto do Presidente da Câmara, Carlos Cláudio, as técnicas do Serviço Municipal de Proteção Civil e o Comandante dos Bombeiros Municipais, David Lobato, assim como dois adjuntos do comando.

Durante a reunião foram analisadas as áreas de trabalho que prestam serviços essenciais à população e estabelecidas medidas concretas para garantir que estes serviços possam continuar a ser executadas pelos trabalhadores e trabalhadoras municipais, garantindo os níveis máximos de proteção a trabalhadores e munícipes.

Foram também avaliados os diferentes níveis de risco dos eventos públicos já agendados, de acordo com as diretivas já emanadas da Direção-Geral da Saúde.

Em resultado desta reunião de trabalho, assim como, da reunião com os trabalhadores dos serviços de recolha de resíduos e limpeza urbana, que decorreu durante a tarde de hoje, o presidente da Câmara Municipal emitiu um Despacho que decreta o encerramento de equipamentos municipais e o adiamento de eventos públicos.

Equipamentos municipais encerrados ao público

Piscinas Municipais

Pavilhão do Inatel

Estádio Municipal do Cartaxo

Centro Cultural do Cartaxo

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

Atividades e eventos adiados (datas em que estavam agendados)

Festa do Vinho & Pão

1º Trail Terras do Cartaxo (3 de maio)

Dia do Campino

Concursos de Vinho na Produção

Atividades e eventos cancelados (datas em que estavam agendados)

Férias Desportivas e Culturais – Páscoa 2020

Comemorações do 25 de Abril – Programa cultural (animação musical realizada à véspera)

Comemorações do 25 de Abril – Programa desportivo (Corridas da Liberdade)

Atividades e eventos suspensos temporariamente

Presidência Aberta (em março, realizar-se-ia em Pontével. Próximos meses serão avaliados)

Programa Viver Mais, Viver Melhor – atividades para maiores de 50 anos

Projeto Saber + Crescer – desenvolvido nas escolas do 1.º ciclo

Visitas domiciliárias da área de Ação Social e Saúde – apenas as imprescindíveis em processos, por exemplo, no âmbito da proteção de crianças e jovens

Reuniões de trabalho na área de Ação Social e Saúde –  apenas se realizará a Comissão Restrita da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

Manutenção do acompanhamento psicológico prestado pelos serviços de Ação Social e Saúde só para os casos considerados imprescindíveis, em função da avaliação dos mesmos

Sessões do projeto Educação Parental

Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, salvo atendimentos de psicologia clinica, que por questões terapêuticas não possam ser adiados;

Projeto Educação Alimentar: Alimentação Saudável

Projeto: “Pai, Mãe…almoças comigo hoje?”

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: