Hospital Distrital de Santarém suspende as visitas e acompanhantes aos utentes

Em Saúde

O Hospital Distrital de Santarém por deliberação do Conselho de Administração decidiu suspender temporariamente as visitas e acompanhantes aos utentes em todas as suas unidades, face ao atual situação do surto de Covid-19.

Leia aqui o comunicado do Hospital:

INFORMAÇÃO AO ACOMPANHANTE DE REFERÊNCIA

Neste período de restrição de visitas e acompanhantes, as informações do estado clínico serão transmitidas ao utente.

O utente poderá contactar telefonicamente o acompanhante de referência e ou familiares para as transmitir.

Na impossibilidade de o utente o fazer, os profissionais de saúde transmitirão informação, via telefone, ao acompanhante de referência.

O Hospital de Santarém agradece a compreensão de todos para esta medida preventiva, que se impõe neste contexto de pandemia. Será uma medida temporária que tem como objetivo a sua segurança e do seu familiar.

Os utentes internados necessitarão no entanto dos seus artigos pessoais (telemóvel, artigos de higiene) e roupa (1 pijama 1 par de chinelos ou em caso do utente ter alta a roupa para a saída) que deverão ser entregues no Serviço de Informação e Relações Públicas no horário das 09:00 às 20:00.

Não deverão enviar alimentos à exceção de água.

Os Artigos deverão ser acondicionados em saco fechado, identificado obrigatoriamente com nome completo e data de nascimento, e dentro do possível com identificação de piso, serviço e número de cama.

No que respeita à presença de acompanhantes, estão previstas exceções:

Internamento de Pediatria – um único acompanhante de referência durante 24 horas no decorrer do internamento.

Bloco de Partos – um único acompanhante de referência que tem que permanecer obrigatoriamente junto da grávida até 2 horas após o parto.

Internamento de Neonatologia- um único acompanhante de referência durante 24 horas no decorrer do internamento.

Internamento de Obstetrícia (mãe e recém- nascido) – um único acompanhante de referência por sala. Período de visita de 1 hora diária, sendo que o horário do mesmo será transmitido à mãe pelo profissional de saúde.

Não são permitidos acompanhantes a utentes adultos independentes, nos serviços da consulta externas, fisioterapia, hospitais de dia, bem como para realização de exames complementares de diagnóstico (ex. RX, TAC, ecografia, análises clínicas), entre outros. Utentes com dificuldade na capacidade funcional ou mobilidade, será permitido a presença de um acompanhante consoante a situação avaliada.

Urgência Pediátrica – um único acompanhante de referência no decorrer do episódio de urgência

Urgência Geral e Obstétrica – não serão permitidos acompanhantes, exceto se solicitado pelos profissionais de saúde.

Qualquer outra situação não mencionada e passível de ter acompanhante ou visitas será avaliada pelos responsáveis das respetivas unidades.

Recomendações:

Nos serviços de urgência não permaneça nas salas de espera e deixe o seu número de telefone ou telemóvel, para em caso de necessidade ser contactado.

Os profissionais de saúde estão dedicados a cuidar do seu familiar pelo que não terão disponibilidade para o atendimento de chamadas telefónicas, pedimos a sua colaboração e compreensão na redução destes contatos.

CUIDE DE TODOS, CUIDE SI…

Deixar uma resposta

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: