Covid 19 – Governo proíbe eventos com mais de 100 pessoas e consumo de álcool na rua

Em Sociedade

O Governo decidiu proibir o consumo de bebidas alcoólicas na via pública e a realização de eventos com mais de cem pessoas no âmbito das medidas de combate à pandemia Covid-19, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

O ministro Eduardo Cabrita apelou ainda para que ninguém faça deslocações “que não sejam absolutamente necessárias”, considerando que apenas se justificam as saídas para trabalhar, comprar comida ou visitar idosos ou outras pessoas dependentes que precisem de assistência, por exemplo.

Na reunião de hoje do ministro com responsáveis das forças de segurança (GNR, PSP, SEF e Proteção Civil) foi ainda decidido que a redução em um terço do espaço a ser usado pelos restaurantes que optem por abrir seja também aplicado às esplanadas.

“Iremos ser exigentes no cumprimento” desta medida, afirmou o ministro, numa conferência de imprensa em Lisboa em que disse ter por objetivo o respeito pelo distanciamento social aconselhado para conter a disseminação do novo coronavírus.

Uma das quatro “chamadas de atenção” feitas por Eduardo Cabrita foi para que “os cidadãos se coíbam de fazer todas as deslocações que não sejam absolutamente necessárias”.

Foi também decidido “reduzir a dimensão admitida de eventos, quer em espaços cobertos quer ao ar livre, para um máximo de 100 pessoas”, número que era antes mais alto nas medidas adotadas pelo Conselho de Ministros de quinta-feira.

O ministro realçou o “civismo e cooperação” de todos na “aplicação das medidas” que “estão a ser bem recebidas pela sociedade portuguesa”.

Esta “é uma batalha de todos, não é do Governo ou das autoridades, é de todos os cidadãos”, afirmou Eduardo Cabrita, que nada adiantou quanto a um eventual encerramento de fronteiras.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 160 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 139 países.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 245, mais 76 do que os contabilizados no sábado, e os casos suspeitos são agora 2.271.

Segundo a DGS, dos 2.271 casos suspeitos, 281 aguardam resultado laboratorial.

1 Comment

  1. QUAO FRAGEIS SAO OS GOVERNOS TERRESTRES DOS HOMENS. BRUSCAMENTE APARECE O COVID – 19 E ELES AINDA CONTINUAM ‘A PROCURA DE SOLUCOES!

    RB – NORDIC

Deixar uma resposta

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: