Linha de Crédito Capitalizar Covid-19 apoia as empresas através de operações de Fundo de Maneio e de Tesouraria

Em Empresas

Lançada pelo Governo com uma dotação global de 200.000.000 euros, a Linha de Crédito Capitalizar Covid-19 visa apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19.

São apoiadas operações destinadas ao financiamento de necessidades de fundo de maneio e de tesouraria.

Para necessidades de fundo de maneio, o montante máximo de financiamento por empresa é de € 1,5 milhões, com um prazo da operação até 4 anos e carência de capital até 12 meses.

Foi igualmente criada uma linha destinadas exclusivamente ao financiamento das necessidades de tesouraria. É uma oferta de crédito na modalidade de plafond de crédito em sistema de revolving conferindo maior flexibilidade à gestão de tesouraria. O montante máximo de financiamento por empresa para tesouraria é também de € 1,5 milhões, com um prazo da operação até 3 anos.

Por acordo entre o Banco e o beneficiário, será aplicada à operação uma modalidade de taxa de juro fixa ou variável, indexada à Euribor a 1, 3, 6 ou 12 meses, com um spread variável, com limite máximo entre 1,928% e 3,278%.

As operações de crédito a celebrar entre as empresas e as 16 instituições de crédito envolvidas, no âmbito da presente Linha, beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir até 80% do capital em dívida em cada momento do tempo, com bonificação integral da comissão de garantia mútua com limite máximo de 0,5%.

Deixar uma resposta