fbpx

Hospital de Santarém toma medidas para combater a pandemia covid 19

Em Saúde

O Conselho de Administração do HDS emitiu um comunicado para dar conhecimento à população do conjunto de medidas que foram implementadas para combater a pandemia COVID-19

Segundo o comunicado, o HDS encontra-se em Plano de Contingência com as implicações daí decorrentes. Foram colocados em regime de teletrabalho todos os trabalhadores cujas atividades o permita. Foram canceladas todas as ações de formação e estágios profissionais. Foram canceladas as visitas e acompanhantes aos doentes internados. Foi encerrado o bar da entrada principal do Hospital. Mantêm-se em funcionamento tanto o bar como o Refeitório do Pessoal com todas as medidas preventivas adequadas. Foi cancelada toda a atividade clínica programada relativa a consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Mantêm-se em funcionamento a atividade urgente e prioritária.

Foram criados os circuitos adequados nos acessos ao Hospital.

Na urgência:  Todos os doentes com triagem de cor branco, verde e azul são encaminhados para os Centros de Saúde respetivos.

Foi criado um espaço autónomo de Urgência dedicado exclusivamente aos doentes suspeitos de covid 19.

Foi criada uma Unidade de Cuidados Intensivos específica para doentes com covid 19, equipada com 6 camas e todo o equipamento necessário. A atual Unidade de Cuidados Intensivos (6 camas) e Unidade de Cuidados Intermédios (11 camas) serão ativadas assim que necessário.

No internamento foi criado um piso de internamento específico para doentes com covid 19, com 24 camas. Foi disponibilizado um elevador para transporte exclusivo destes doentes.

A partir de Abril o HDS prevê ter autonomia para realizar internamente os testes COVID-19 (aguarda-se a entrega pelo fabricante).

O HDS criou as condições que lhe permitirá, muito em breve, fabricar o gel desinfetante necessário.

Existe presentemente equipamento de proteção individual disponível para todo o pessoal do HDS.

Foi criada uma linha de apoio Psicológico para profissionais, doentes e famílias em isolamento.

O comunicado de imprensa salienta que “o Hospital e os seus profissionais encontram-se empenhados no tratamento dos seus utentes, contribuindo com o seu esforço e saber para minimizar os efeitos nefastos desta pandemia”.

3 Comments

  1. […] No âmbito da pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) e para dar resposta à população nesta fase, o Hospital Distrital de Santarém avisa que  foi criado um Serviço de Urgência específico para doentes com sintomas de possível infeção por este vírus, enquadrando-se na operacionalização das medidas definidas no plano de contingência. […]

  2. COVID -19
    ESTA’ MAU PARA AS GERACOES NOVAS E CHEIAS DE VICIOS AS RESTRICOES IMPOSTAS (QUARENTENA/CASA). E PELO ANDAR DA CARRUAGEM A PANDEMIA NAO VAI DESAPARECER NOS PROXIMOS MESES. VAI SER UMA VIDA DE TEDIO!
    AGUENTA HEDONISMO!!!

    RB – NORDIC

Deixar uma resposta

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: