Primavera começou hoje com chuva e descida da temperatura

Em Atual

 A primavera começa hoje com as previsões meteorológicas a apontarem para chuva, em algumas regiões forte, e temperaturas máximas que não vão além dos 18 graus Celsius.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começou às 03:50 de hoje (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

Na Região Autónoma dos Açores o equinócio da primavera ocorreu às 02:50 (mais uma hora em Lisboa).

A primavera prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 20 de junho às 22:44 em Portugal continental e no arquipélago dos Açores.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Santarém sob aviso amarelo de chuva forte

Sete distritos de Portugal continental estão hoje, primeiro dia da primavera, sob aviso amarelo por causa da previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1.600 metros de altitude entre as 00:00 e as 09:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e em especial a partir da tarde, e que serão por vezes acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia e vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, em Évora, Beja e Setúbal) e os 13 (em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Braga).

Deixar uma resposta

Recentes de Atual

Ir para Início
%d bloggers like this: