fbpx

Autarquia de Abrantes confirma primeiro caso de covid-19 no concelho

Em Região

A Câmara Municipal de Abrantes confirma, em comunicado de imprensa, o primeiro caso de infeção Covid-19 no concelho. Trata-se de um homem de 74 anos, residente na freguesia de Abrantes, e que se encontra em isolamento no Hospital de Abrantes. Já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com o doente, encontrando-se todas elas em quarentena.

“Confirmado o primeiro caso de COVID-19 no concelho, renovamos o apelo para o cumprimento das orientações das autoridades de saúde. Para que possamos responder de forma eficaz a esta situação que assola o país, é fundamental que todos cumpram a sua parte, só assim será possível interromper a cadeia de transmissão e evitar a pandemia tenha as dimensões que nenhum abrantino quer que venha a ter”, apela o presidente da Câmara de Abrantes, Jorge Manuel Valamatos.

A Câmara reforça o apelo a toda a população para que se mantenha em isolamento social voluntário e que cumpra as recomendações já divulgadas: adote medidas de higiene e etiqueta respiratória: tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo; lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto direto com pessoas doentes.

Utilize máscara apenas se tiver sintomas respiratórios: tosse, espirros ou falta de ar. Evite contacto próximo com pessoas que apresentem infeção respiratória. Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar. Deve ficar, sempre que possível, em casa.

A estas medidas juntam-se todas aquelas já anteriormente tomadas e implementadas pelo município, nomeadamente:

  • Suspensão por tempo indeterminado do atendimento presencial em todos os serviços municipais (Câmara Municipal, postos na Loja do Cidadão, Educação e Ação Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens);
  • Cancelamento das atividades desportivas e culturais organizadas pelo Município;
  • Suspensão da atribuição de licenças ou autorização para a realização de eventos que impliquem aglomeração de pessoas;
  • Suspensão da cedência de espaços públicos;
  • Suspensão da cedência de autocarros municipais;
  • Encerramento ao público de todos os equipamentos municipais desportivos e culturais;
  • Suspensão com isenção de pagamentos de taxas da Feira retalhista e grossista;
  • Isenção das rendas para todos os concessionários que já encerraram ou venham a encerrar os espaços;
  • Suspensão dos “cortes de água”;
  • Fornecimento de refeições escolares (almoço) a todos os alunos com escalão A, do concelho de Abrantes, de acordo com as orientações do Ministério da Educação;
  • Utilização gratuita do “aBUSa” por tempo indeterminado.

Toda a informação e contactos úteis disponível em:

A Câmara Municipal de Abrantes apela à tranquilidade de todos e solicita a cada cidadão que adote comportamentos preventivos face à atual situação.

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: