Covid-19 – Cinco áreas de despistagem a partir de segunda-feira em 5 centros de saúde da Lezíria

Em Saúde

As cinco áreas dedicadas a despistagem da covid-19 (ADC) na Lezíria do Tejo devem entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, sendo os testes realizados em dois laboratórios convencionados situados em Santarém, disse o administrador-executivo do ACES Lezíria.

Carlos Ferreira disse à Lusa que começaram a chegar na terça-feira os equipamentos de proteção individual e que o reforço esperado na quinta-feira permitirá a entrada em funcionamento das cinco ADC que vão funcionar na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria – Almeirim, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém.

A fonte adiantou que os dois laboratórios onde serão realizadas as análises – Germano Sousa e Joaquim Chaves – estão a preparar-se para poderem iniciar os testes na segunda-feira, sendo que “não foi permitido o recurso aos testes rápidos em toda a Administração Regional de Saúde”.

Carlos Ferreira afirmou que as ADC vão atender pessoas que ali se dirijam por sua iniciativa, por suspeitarem ter sintomas da covid-19, enviadas pela Saúde 24, pelos médicos de família e pela Linha de Apoio ao Médico.

Em cada uma estará uma equipa constituída por dois médicos, dois enfermeiros, um assistente técnico e auxiliares de limpeza.

A ADC de Santarém vai funcionar na zona onde habitualmente se realiza o atendimento complementar ao fim de semana, na unidade de S. Nicolau, numa zona distinta da Unidade de Saúde Familiar de S. Domingos e da Unidade de Cuidados Continuados, funcionando das 08:00 às 20:00, nos dias úteis, e das 09:00 às 14:00, nos fins de semana e feriados.

Com o mesmo horário vai funcionar a ADC que vai ser instalada numa ala autónoma do Centro de Saúde do Cartaxo, separada da Unidade de Saúde Familiar, disse.

Também as áreas dedicadas à covid-19 nos centros de saúde de Rio Maior, Almeirim e Coruche funcionarão em espaços autónomos, o primeiro no horário 08:00/19:00 durante a semana e 09:00/14:00 nos restantes dias, o segundo apenas aos dias úteis das 08:00 às 20:00 e o terceiro das 08:00 às 20:00 nos sete dias da semana, acrescentou.

Os espaços destinados para este fim “têm todas as condições” para funcionar e cumprir as regras de segurança, assegurou.

O ACES Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, num total de cerca de 200.000 utentes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Deixar uma resposta

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: