fbpx

Sociedades médicas e indústria farmacêutica desmentem falta de insulina no mercado

Em Saúde

As sociedades científicas na área da diabetes – Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade de Medicina Interna – conjuntamente com a Associação Nacional de Farmácias e a Apifarma desmentem as notícias que sugerem falta de insulina no mercado.

O Correio da Manhã faz hoje manchete com a parangona “diabéticos sem insulina nas farmácias”, a lançar o pânico e a corrida às farmácias. O que levou a Apifarma e a Associação Nacional de Farmácias e sociedades científicas na área de diabetes a desmentirem o CM.

“Atempadamente, as três principais companhias farmacêuticas da área das insulinas – Novo-Nordisk, Lilly Portugal – Produtos Farmacêuticos e Sanofi abasteceram o mercado com mais 20% da insulina do que é o consumo habitual. Não há por isso qualquer necessidade de procurar fazer armazenamento suplementar de insulina porque não há, nem se prevê que haja, qualquer falha no abastecimento”, referem as sociedades médicas e a iundústria farmacêutica em comunicado conjunto..

Neste momento de incerteza, “os profissionais de saúde garantem a sua total disponibilidade para qualquer esclarecimento e estas três sociedades vão criar uma linha de informação em que médicos esclarecerão todas as suas dúvidas. Juntos é mais fácil ultrapassarmos todas as dificuldades”.

Deixar uma resposta

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: