fbpx

Jovem torrejano fabrica e oferece viseiras de proteção ao Município de Torres Novas

Em Região/Sociedade

Daniel Alexandre, jovem torrejano em representação do Movimento Maker – Portugal, e em particular do grupo informal Maker Positivo, fez ontem a doação ao Município de Torres Novas de um primeiro conjunto de viseiras de proteção.

Segundo a autarquia, este equipamento de proteção individual será disponibilizado a agentes de proteção civil, bem como a instituições do concelho que prestam cuidados à comunidade, nomeadamente à população mais idosa.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, fez questão de receber esta oferta, tendo enaltecido o trabalho do movimento que, de forma altruista, permitirá significativas melhorias na proteção dos profissionais que estão no terreno.

Este grupo informal funciona no FabLab PortodeMós e faz parte de um movimento a nível nacional que, neste momento, procura fornecer materiais essenciais que estão em falta no combate à pandemia Covid-19, bem como estudar formas alternativas de criar equipamentos essenciais como ventiladores.

Em suma, os «makers» utilizam recursos pessoais como impressoras 3D, máquinas de corte a laser e Cnc em casa, para produzir de forma quase contínua este tipo de equipamento.

Apesar de dispersos geograficamente, estes participantes conseguem trabalhar em comunidade, em prol do bem comum, com um elevado empenho e espírito de entreajuda, procurando também estabelecer parcerias com empresas que têm vindo igualmente a apoiar este projeto a vários níveis, desde a disponibilização de matérias-primas, produção e distribuição dos materiais.

O Município de Torres Novas “enaltece e agradece este trabalho, que demonstra um enorme sentido de responsabilidade, de dedicação e de sensibilidade de todos os envolvidos”.

Deixar uma resposta

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: