fbpx

Politécnico de Santarém mobilizado para o combate ao covid-19 – Fablab da ESES fabrica viseiras de proteção

Em Educação

No momento atual, onde é exigida uma grande mobilização de toda a sociedade para o combate à pandemia do covid-19, o Instituto Politécnico de Santarém afirma em comunicado que a sua “comunidade académica tem-se mobilizado num conjunto de iniciativas de apoio”. Assim, “além dos docentes da Escola Superior de Saúde, que já se encontram mobilizados para aumentar a capacidade de intervenção das Unidades de Saúde, há a destacar a disponibilidade demonstrada por alguns estudantes finalistas do curso de Enfermagem para integrarem linhas de apoio aos cidadãos, designadamente no apoio telefónico às famílias dos doentes internados“.

O Politécnico de Santarém refere também “o apoio ao Hospital Distrital de Santarém, através da disponibilização das Residências de Estudantes Pedro Álvares Cabral e São Pedro, que neste momento não estão ocupadas, e que ficarão à disposição dos profissionais de saúde em caso de receio em voltar a casa nas suas pausas, ou mesmo em situação de necessidade de ficar em quarentena no caso de infeção“.

Em associação com o Movimento Maker – Portugal, o Politécnico de Santarém está a apoiar a produção de viseiras de proteção para os profissionais de saúde. As viseiras são fabricadas no FABLAB  – Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida da Escola Superior de Educação, em colaboração com a  Escola Superior de Gestão e Tecnologia que disponibilizou também a sua impressora 3D. http://w3.ese.ipsantarem.pt/fablab/.

Este movimento conta ainda com o apoio da CIMLT, do IEFP e do CENFIM que disponibilizaram também as suas máquinas para produção na ajuda desta causa.

Segundo o Politécnico, já foram entregues as primeiras viseiras no passado fim de semana.

O comunicado do Politécnico de Santarme refere ainda o programa #soudesporto em casa, que disponibiliza sessões de exercício físico, em direto na página no Facebook da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, de segunda a sexta-feira, às 19h00.

Esta iniciativa vai ao encontro das recomendações da Direção Geral de Saúde para a redução de comportamentos sedentários e a manutenção de níveis de atividade física compatíveis com a promoção da saúde física e mental durante este período de quarentena.

Deixar uma resposta

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: