Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioDesportoAzambuja comemora Dia Mundial da Atividade Física

Azambuja comemora Dia Mundial da Atividade Física

O Município de Azambuja volta a assinalar o Dia Mundial da Atividade Física, no próximo dia 06 de abril, segunda-feira, com um conjunto de atividades físicas transmitidas nas redes sociais.

O município tem por hábito celebrar este dia, com um conjunto de iniciativas que envolve diversos parceiros. Este ano, devido à situação que estamos a viver, provocada pelo novo coronavírus, o município desenvolveu uma nova estratégia, recorrendo às redes sociais, de forma a que qualquer pessoa possa participar na comemoração deste dia. Assim, ao longo do dia de segunda-feira, entre as 10h00 e as 17h00, irão decorrer um conjunto de aulas práticas, que serão publicadas nas páginas de facebook Desporto e Juventude e Município de Azambuja, para que possam acompanhar e fazer em casa.

As atividades começam às 10h00, com a primeira aula virtual – “Pestinhas Ativos”, destinada a crianças, coordenada pela professora Teresa Penedos; seguindo-se, pelas 11h00, o Workshop of the Day, destinado a alunos ativos, coordenada pela professora Joana Oliveira. Para terminar a manhã, pelas 12h00, está programada uma aula destinada a jovens com +55 anos, denominada de “Séniores a Mexer”, coordenada pelo professor Carlos Bochicchio.

Da parte da tarde, as atividades têm início às 14h00, com um Treino Funcional, coordenado pelo professor Pedro Peixe. Pelas 15h00, está programada uma aula virtual para os mais novos, denominada de “Jogos Infantis”, coordenada pelo professor Sérgio Costa. Pelas 16h00, não perca uma Aula de Adaptação ao Meio Aquático na banheira, destinada a bebés, coordenada pela professora Marta Florindo. Para terminar, pelas 17h00, uma aula de Stretching, destinado a todos, coordenada pela professora Cátia Mergulhão.

O Dia Mundial da Atividade Física é assinalada anualmente no dia 06 de abril e foi instituída pela Organização Mundial de Saúde, com o principal objetivo de promover a prática de atividade física, evidenciando os benefícios do exercício físico. Uma medida simbólica, atuando na prevenção do sedentarismo, reconhecendo a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Estudos indicam que grande parte da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que contemplam sobretudo a prática de exercício físico e desporto. É possível ter uma vida fisicamente ativa através de outras alterações no dia-a-dia que levem a realizar mais movimento – no trabalho, em casa e, sobretudo, nas deslocações. É nesse sentido que o Município de Azambuja lança em simultâneo uma campanha de sensibilização para promover a prática de atividade física, com a sugestão da “Pirâmide de Atividade Física”.

Esta pirâmide indica alguns exemplos do que se pode fazer para nos tornarmos mais ativos desde os exercícios de flexibilidade e força, exercícios de cárdio e até pequenas tarefas diárias que podemos fazer, como passear o cão, arrumar a casa, andar de bicicleta, fazer caminhadas, entre outras.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar