Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioSociedadeCovid-19 - Idoso infetado estava em lar ilegal em Vila Nova da...
banner-complexo-aquático

Covid-19 – Idoso infetado estava em lar ilegal em Vila Nova da Barquinha

Um idoso de um lar em Vila Nova da Barquinha, que se descobriu estar em situação ilegal, acusou positivo à covid-19, estando neste momento hospitalizado e os demais utentes confinados no local, informou hoje a autoridade de saúde.

“É um local de acolhimento que devia ter três pessoas, mas que tinha nove utentes e, efetivamente, uma das pessoas foi diagnosticada com covid positivo”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.

O utente daquele espaço, na freguesia de Atalaia, um idoso acamado, “já não está no lar e a Autoridade de Saúde já tomou as medidas necessárias e articulou com a autarquia e a Segurança Social, e as pessoas estão a ser devidamente acompanhadas”, afirmou Maria dos Anjos Esperança.

Contactado pela Lusa, o presidente do município de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, adiantou que “o doente encontra-se já hospitalizado e os outros oito utentes daquele espaço clandestino vão ser sujeitos a testes na terça-feira”, testes que serão “extensíveis aos funcionários que fazem o acompanhamento habitual” a estes idosos.

“O lar onde estavam os nove idosos não estava licenciado pela Segurança Social e estava a laborar, pelo que se encontra ilegal”, declarou Fernando Freire, esclarecendo que o diagnóstico positivo ao idoso “foi apurado em estabelecimento hospitalar”, estando o utente infetado hospitalizado e os outros oito idosos “confinados naquele local, até fazerem os testes de diagnóstico na terça-feira”.

Para o autarca, as principais preocupações relativas a esta situação, “além da ilegalidade”, é a de “representar um perigo para a saúde e a segurança dos seus utentes”, uma vez que “o lar não possui alvará e não têm acordos com a Segurança Social”, logo “as condições de ajudas técnicas, saúde, ajudas sociais e de conforto serão muito primárias”.

“Segundo informação médica, o lar irá permanecer aberto até à conclusão definitiva dos testes, mas em isolamento social, sem prejuízo das medidas a implementar pelas autoridades competentes”, acrescentou Fernando Freire.

Receba a newsletter com as notícias do Ribatejo

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

banner-aguas-ribatejo

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

banner-em-saude-e-melhor-uls-estuario-tejo-2024