Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasAICEP lança pacote de serviços dedicado ao e-commerce para empresas
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

AICEP lança pacote de serviços dedicado ao e-commerce para empresas

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal está a lançar várias iniciativas de apoio às empresas, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Entre as iniciativas está um novo pacote de serviços dedicado ao E-Commerce, informação detalhada sobre a situação nos mercados internacionais e acompanhamento personalizado às empresas afetadas.

  • Novos Serviços E-Commerce
  • Ferramenta de Diagnóstico E-Commerce: 

A ferramenta de Diagnóstico para o E-Commerce vai permitir a cada empresa perceber qual o seu nível de preparação para iniciar a exportação online e receber um relatório com recomendações sobre como se preparar ou como começar a tirar partido da exportação online.

Esta ferramenta de autodiagnóstico das empresas para o E-Commerce está disponível, a partir desta sexta-feira, para qualquer empresa, na Plataforma Portugal Exporta – https://www.portugalexporta.pt/

  • Webinars:

A AICEP está a promover um conjunto de Webinars dedicados ao E-Commerce internacional, uma realidade a que as empresas portuguesas, especialmente as PME, devem estar atentas.

Calendário para os próximos dias:

  • “Novas tendências: teletrabalho, formação online ou impressão 3D” – dia 16 às 10h00 e dia 27 às 10h00;
  • “E-Commerce – O impacto do coronavírus no comércio eletrónico” – dia 20 às 10h00;
  • E-Commerce – Análise do Impacto da Crise em diferentes setores. Casos práticos na utilização de ferramentas de análise” – dia 23 às 10h00.

Os Webinars são realizados através da plataforma de E-Learning da AICEP, a e.Academia Internacionalizar, disponível no site. Todos os Webinars ficarão disponíveis online.

  • Cursos E-Learning:

A AICEP volta a apostar em cursos E-Learning que pretendem ser uma ferramenta de capacitação para as empresas, tendo em conta o atual contexto. O objetivo é que as empresas possam ganhar mais competências em E-Commerce e encará-lo como uma evolução necessária para a sua internacionalização. As inscrições podem ser feitas no site da AICEP.

A partir do dia 28 deste mês, vamos abrir vários cursos E-Learning:

  • Curso básico de E-Commerce Internacional
  • Curso de introdução ao Marketing Digital
  • Curso sobre meios de pagamentos
  • Curso de E-Commerce Internacional
  • Curso Avançado de E-Commerce
  • Workshops online com Marketplaces:

A AICEP continua a promover parcerias com marketplaces para dar às empresas portuguesas a oportunidade de conhecer o potencial de negócio e o funcionamento destas plataformas.

  • è Lançamento do primeiro Workshop exclusivamente online com o marketplace We Want Shoes, em parceria com a APICCAPS, no próximo dia 23, às 17h00. Este webinar conta com a participação do Fundador e CEO da We Want Shoes, Saydou Bangoura, que é o principal marketplace online B2B da Europa de calçado, malas e acessórios, onde estão presentes 300 marcas.

O novo pacote online da AICEP dedicado ao E-Commerce vem no seguimento do Programa Exportar Online, um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois  anos. Incluiu um Roadshow de Norte a Sul do País, para sensibilizar empresas para a importância do E-Commerce, Conferências com marketplaces, nomeadamente com os gigantes Alibaba e Amazon, programas de E-Learning, por exemplo sobre o Brexit, e a Academia Internacionalizar, com Programas de Formação Avançada, em parceria com Universidades e Escolas de Negócio.

  • Outras medidas AICEP de apoio e esclarecimento às empresas:
  1. Informação detalhada sobre os mercados internacionais, nomeadamente sobre sectores com maiores constrangimentos, principais dificuldades a nível logístico, maiores barreiras à exportação, produzida pelas Delegações da AICEP espalhadas pelo mundo e disponibilizada no site da AICEP. Já temos informação disponível sobre 37 mercados, que é atualizada regularmente. Além da informação sobre mercados, a AICEP também disponibiliza informação sobre legislação e outras medidas de apoio às empresas – http://portugalglobal.pt/PT/sobre-nos/Paginas/covid-19-medidas-de-apoio-as-empresas.aspx;
    1. Acompanhamento personalizado por parte da equipa Comercial da AICEP às empresas afetadas pelos impactos da pandemia;
    1. Reforço da capacidade de resposta da equipa dedicada à verificação e pagamento de incentivos, no sentido de cumprir as orientações estipuladas pelo Governo, no âmbito do PT2020, como o pagamento no prazo de 30 dias; prorrogação do prazo de reembolso de créditos concedidos no âmbito do QREN ou do PT2020; e elegibilidade de despesas suportadas com eventos internacionais anulados;
    1. Apoio às empresas que estão a reconverter-se para produzir produtos fundamentais no combate à COVID-19, em Portugal e no mundo. A AICEP ajuda não só a partilhar informação relevante em termos de certificação, mas também a fazer a ponte com entidades tais como o INFARMED, a ASAE e outras entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para poderem recorrer a fornecedores nacionais que estejam a produzir materiais de elevada procura no atual enquadramento;
    1. Cooperação próxima com outras instituições públicas, nomeadamente o INFARMED, no sentido de identificar e validar potenciais fornecedores de proteção individual e equipamento médico-hospitalar nos diversos mercados internacionais, tendo em vista a sua disponibilização ao SNS. De realçar o acompanhamento que tem sido feito ao processo de aquisições e doações de equipamento na China, através das Delegações da AICEP naquele País, em coordenação com a Embaixada em Pequim.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar