Hospital de Santarém realizou 1600 testes covid-19

Em Saúde

“O HDS – Hospital Distrital de Santarém já realizou até à data cerca de  1600 testes à covid-19. E todos os testes do Hospital são realizados no INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge“, afirma o Hospital de Santarém, em resposta a um pedido de esclarecimento do Mais Ribatejo, respeitante a uma intervenção do grupo parlamentar do PCP.

Numa pergunta dirigida no Parlamento ao Ministério da Saúde, os deputados comunistas perguntam “se os testes relativos à COVID 19 a utentes do Hospital Distrital de Santarém não são efetuados pelo próprio Hospital mas por dois laboratórios privados concessionados?” E perguntam “por que é que o Hospital de Santarém não está a fazer testes no seu laboratório? Prevê vir a fazer essas análises?”

Segundo os deputados do PCP, “existe uma lista de espera elevada, nesses laboratórios, para utentes do Serviço Nacional de Saúde. Contudo, se os utentes estiverem dispostos a pagar os 150 euros que são exigidos por esses laboratórios, poderão fazer rapidamente os mesmos testes. tem conhecimento desta discriminação dos utentes do SNS?”

Em resposta ao Mais Ribatejo, a administração do Hospital de Santarém esclarece que “os utentes dos centros de saúde é que estão a realizar testes em 2 laboratórios convencionados com a ARS : Germano de Sousa e Joaquim Chaves, não existindo à data lista de espera“.

O conselho de administração sublinha que “os utentes não pagam se forem referenciados pelos médicos de família“.

Segundo o concelho de administração, “o Hospital de Santarém previa também ter autonomia para a realização de testes no seu laboratório a partir de Abril, mas a empresa que ia disponibilizar o equipamento e os testes informou que os mesmos estavam descontinuados“.

O conselho de administração afirma ainda ao mais Ribatejo que o “HDS não tem qualquer doente em lista de espera para realizar teste à Covid-19, mas apesar disso encontra-se a procurar alternativas no mercado para ser autónomo a esse nível”.

1 Comment

Deixar uma resposta