Olitrem oferece ao Ministério da Saúde equipamentos de refrigeração avaliados em 13,500€, fundamentais no combate à pandemia
A Olitrem S.A., empresa de Santarém líder no segmento da refrigeração, acaba de doar ao Sistema Nacional de Saúde, na entidade do Ministério da Saúde, mais de uma dezena de equipamentos de refrigeração e congelação, das mais variadas dimensões, que serão cruciais tanto para a conservação de testes realizados à Covid-19 como para a de fármacos que ajudarão no tratamento dos sintomas provados pelo vírus.
Estes equipamentos fazem parte da linha Marecos MedPharma, desenvolvida pela empresa para dar resposta às necessidades dos vários clientes que possuem neste setor.
“Este é um combate de todos e, como tal, não poderíamos ficar na retaguarda. Com a compra de milhares de testes por parte Governo, e com a consequente testagem a que milhares de portugueses serão submetidos, antecipámos que poderia existir um défice de capacidade de conservação e devido armazenamento deste material tão sensível por parte das autoridades competentes. Apressámo-nos a entrar em contacto, a perceber quais as necessidades e, tendo por base também a nossa experiência de muitos anos a trabalhar com o setor da saúde, rapidamente chegámos a um entendimento”, explica Edite Ferreira, administradora da Olitrem.
Esta iniciativa enquadra-se na política de responsabilidade social levada a cabo pela Olitrem, desenvolvendo com regularidade ações solidárias de relevo não apenas para os colaboradores da empresa como para a comunidade na qual está inserida.
“A consciência social da nossa empresa é reflexo da importância que damos às pessoas, quer sejam colaboradores, clientes, parceiros ou a sociedade em geral. Sempre apostámos em tentar melhorar a vida de todos os que nos rodeiam e esta iniciativa surge exatamente na lógica deste princípio orientador. Reconvertemos a nossa produção para a dedicarmos quase na totalidade à linha que temos direcionada à área da saúde, porque sentimos que poderíamos vir a ser úteis, não só em Portugal como no estrangeiro, e confirma-se. Esta foi a primeira ação doação deste género, mas em breve, se tudo correr bem, teremos a possibilidade de ajudar outras entidades envolvidas no combate a este flagelo”, conclui Edite Ferreira.
A Olitrem é uma empresa familiar com sede em Tremês, concelho de Santarém, que surge como continuação de uma anterior empresa, a Marecos Lda, cuja origem remonta ao ano de 1964, na cidade de Luanda, por intermédio do seu fundador Armando Marecos Ferreira.
Entre 1964 e 1974, a empresa Marecos, Lda. fabricou e desenvolveu equipamento de frio, designadamente Frio Doméstico, Frio Comercial, Frio de Transporte e Frio Industrial, tendo atingido a excelente reputação que ainda hoje detém. Por razões sociopolíticas, surge a necessidade da sua deslocalização para Portugal e é neste momento que assume a designação de OLITREM – Sociedade de Destilação de Óleos e Refrigeração, S.A., tendo como principal objetivo a “Extração de óleos Vegetais para Perfumaria”.
Em 1993 alarga os seus horizontes à Representação, Construção e Reparação de Equipamento de Frio, passando gradualmente a ser esta a sua principal atividade. Adquire então os direitos da marca registada “MARECOS”, fazendo uma atualização de nome e de pacto social, no ano de 1999, para OLITREM, Indústria de Refrigeração, S.A.
Atualmente, o campo de ação situa-se essencialmente no Frio Comercial e Industrial, para a Indústria Hoteleira, Restauração e Bebidas, transportando consigo a vasta experiência acumulada ao longo de muitos anos de atividade.
Em 2011 nasce a Olitrem SGPS com vista a integrar as várias empresas do grupo, sendo constituída pela Olitrem -S.A., S.A.V. – S.A. e a Frigelo, Lda., empresa sediada em Moçambique com o propósito de distribuir, instalar e prestar serviço técnico na área do frio industrial e equipamento hoteleiro.
Em 2014 a empresa investe em dois novos ramos de negócio visando diversificar as suas áreas de atuação: a fabricação de mobiliário neutro em inox, com uma equipa especializada para o desenvolvimento desde tipo de produtos, e a transformação de matérias plásticas através da extrusão e transformação, abastecendo as necessidades da empresa e permitindo o fornecimento a outros parceiros de negócio.
A empresa, totalmente portuguesa, conta atualmente com 190 colaboradores numa área coberta de 25000 metros quadrados.
















