Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasCoronavírus- Operação consular da União Europeia repatriou mais de 500 000 cidadãos

Coronavírus- Operação consular da União Europeia repatriou mais de 500 000 cidadãos

Num esforço de repatriamento sem precedentes, a UE – União Europeia conseguiu trazer de volta mais de meio milhão de cidadãos afetados pelas restrições de viagem devido à pandemia de coronavírus em todo o mundo. No início do surto, cerca de 600000 cidadãos da UE estavam retidos fora da UE. Na sua maioria, na região da Ásia-Pacífico e no continente americano. Os intensos esforços envidados pela UE em termos de cooperação consular, de voos de repatriamento financiados pela UE e de coordenação conseguiram trazer para casa, até agora, mais de 500 000 viajantes de curta duração.

Em março, o Conselho Europeu incumbiu o alto representante/vice-presidente Josep Borrell de coordenar as operações de repatriamento dos cidadãos da UE e o Serviço Europeu para a Ação Externa criou um grupo de trabalho consular, que opera em estreita cooperação com os Estados-Membros e a Comissão Europeia.

Num esforço sem precedentes, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão cofinanciou e coorganizou quase 200 voos para o regresso de cerca de 45 000 cidadãos da UE.

Esta cooperação consular maciça e histórica dos Estados-Membros e das instituições da UE beneficiou igualmente 5 000 cidadãos de outros países parceiros, como a Noruega, a Sérvia, a Suíça, a Turquia e o Reino Unido. Atualmente, há ainda cerca de 98900 cidadãos da UE bloqueados no estrangeiro e estão em curso esforços para o seu rápido repatriamento.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar