Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeHospital CUF Santarém alarga resposta à população
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Hospital CUF Santarém alarga resposta à população

O Hospital CUF Santarém alargou o serviço de Teleconsulta a diversas especialidades – tal como aconteceu em todas as unidades de saúde CUF. Segundo um comunicado de imprensa da CUF, a partir de agora é possível agendar consultas em telemedicina em diferentes especialidades, como: Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Imunoalergologia, Pneumologia, entre outras.

A opção de teleconsulta, por videoconferência, está disponível desde o dia 24 de março, tendo iniciado com as especialidades de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Pediatria.

Face à atual situação de emergência de saúde pública, a CUF afirma em comunicado de imprensa que está “empenhada em desenvolver soluções que permitam continuar a dar resposta às necessidades da população e assegurar a continuidade dos cuidados de saúde aos doentes habitualmente seguidos nas unidades CUF, evitando deslocações desnecessárias às unidades de saúde, sempre que a situação clínica o permita”. 

Doenças cardiovasculares no topo das prioridades

O contexto da epidemia não anulou a existência de outras patologias e a necessidade de as tratar, seja por teleconsulta ou presencialmente,  como alerta Isabel Monteiro, Cardiologista do Hospital CUF Santarém: “Não podemos esquecer, que mesmo neste cenário de pandemia, as doenças continuam a existir e a necessitar ser acompanhadas e tratadas. Tomemos como exemplo as doenças cardiovasculares, estas continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, justificando-se que se mantenham no topo das prioridades da saúde da população em geral”. A médica reforça a necessidade de recorrer aos hospitais e a consulta de cardiologia se surgirem sintomas como “dor no peito, cansaço, falta de ar, edemas dos membros inferiores, palpitações e desmaios. Por outro lado, os doentes com doença cardíaca crónica; como insuficiência cardíaca, angina de peito, hipertensão arterial, arritmias; devem manter acompanhamento médico regular para vigilância das suas patologias”.

Isabel Monteiro acrescenta que “procurar resposta clínica é seguro”. O Hospital CUF Santarém reestruturou os circuitos e os protocolos de atuação de modo a reforçar a segurança de clientes e profissionais na unidade de saúde e disponibilizou, ainda, a possibilidade de prestar cuidados de saúde remotamente, por teleconsulta “o que permite diminuir as deslocações ao Hospital e, simultaneamente, dar resposta a uma população de doentes crónicos, mantendo a adequada vigilância clínica”.

Os clientes podem agendar teleconsultas para os médicos disponíveis nesta modalidade através do site, da app My CUF ou telefone. Para poderem realizar uma teleconsulta, os clientes devem assegurar que têm um dispositivo com câmara e microfone (smartphone, tablet ou computador) e ligação à internet. Em caso de necessidade, e após validação do seu médico, os clientes mantêm a possibilidade de agendar consultas urgentes e importantes de forma presencial. 

No site da CUF, encontrará todas as informações necessárias sobre como pode marcar e aceder a uma teleconsulta. 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar