Home Região

Município da Chamusca apoia IPSS do concelho no combate à covid-19

0

Atendendo à atual situação de emergência de saúde pública, ocasionada pela epidemia da doença covid-19, o Município da Chamusca estabeleceu um protocolo de cooperação para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho na minimização do risco de infeção do novo coronavírus e no apoio aos custos acrescidos para que cumpram todas as orientações e cuidados emanados da Direção Geral de Saúde (DGS).

Através deste protocolo, o Município apoia as IPSS nos custos de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de produtos/material de limpeza e desinfeção; na comparticipação dos testes COVID que as instituições tenham necessidade de adquirir e que estejam fora dos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O valor a atribuir às IPSS é calculado com base no número de utentes de cada instituição e representa um total de investimento do Município que ultrapassa os 27 mil euros.

“Esta é mais uma medida de apoio excecional do Município à comunidade do concelho, num tempo em que se torna imperioso e primordial o contributo das IPSS, enquanto prestadores de cuidados à população mais idosa, uma das mais vulneráveis a esta pandemia”, refere o Município em nota à comunicação social.

“Pretende-se assim fortalecer aquela que é já a resposta célere, coordenada e efetiva da rede social concelhia e reforçar as suas medidas de apoio junto da população e dos seus utentes”, afirma a nota do Município.

As IPSS abrangidas pelo protocolo são: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME – Centro de Apoio Social de Ulme, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira.

O Município divulga também diversas linhas diretas para Atendimento Social à população em isolamento ou quarentena, ou outras pessoas que precisem de apoio.

– Dúvidas e Apoio COVID-19 – Nº Verde (gratuito) – 800 209 569

– Segurança Social – 249 741 226

– Linha Nacional de Emergência Social – 144

– Atendimento Social do Município da Chamusca – 963 721 908

– CPCJ Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Chamusca – 968 042 592

– Apoio à Vítima APAV Santarém – 243 356 505

– Proteção Civil – 962 257 408

sem comentários

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Fechar
Exit mobile version