O motorista do pesado continua encarcerado no local, aguardando que os técnicos da IP desliguem os cabos de alta tensão para que os Bombeiros Municipais e Voluntários de Santarém passam proceder ao desencarceramento. Três passageiros ficaram com ferimentos leves e só um teve de ser assistido no Hospital de Santarém.
No local, estão 17 operacionais e 8 viaturas dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Santarém e a VMER do Hospital de Santarém.
Os técnicos da Infraestruturas de Portugal chegaram ao local para desligar cabos de tensão, operção que permitirá proceder ao desencarceramento do motorista do pesado.
Ao que apurámos há a registar três feridos leves entre os passageiros do Alfa Pendular. Só um dos feridos teve de receber assistência no Hospital de Santarém, os restantes não precisaram de assistência hospitalar.
O Alfa Pendular vinha do Porto para Lisboa e transportava 12 passageiros a bordo, mais o maquinista e o revisor.
A CP está a tratar de uma ligação rodoviária para transportar os passageiros para o destino.
A catenária ficou danificada e por isso é ainda impossível prever a normalização da circulação ferroviária.
Tudo indica que a passagem de nível tinha sinalização e estava a funcionar normalmente, existindo a suspeita de que terá havido desrespeito pela sinalização, mas só depois das averiguações poderá haver certezas sobre a causa de mais este acidente na passagem de nível do Peso. De recordar que em setembro de 2016 registou-se um outro acidente com um camião neste mesmo local de que resultou a morte.