fbpx

A dor de ouvidos que se pode tratar na farmácia

Em Saúde

O ouvido é um órgão que tem três partes fundamentais: ouvido externo, médio e interno. Só alguns dos problemas que surgem no ouvido externo podem ser resolvidos com indicação farmacêutica. Recorde-se que o ouvido externo é constituído pela orelha e pelo canal auditivo externo.

As causas mais frequentes deste tipo de dores são: a obstrução do ouvido externo por um corpo estranho (frequentes acidentes com crianças), furúnculos, otites, variações de pressão, perfuração do tímpano por introdução indevida de cotonetes, entre outras. A cera dos ouvidos forma uma barreira protetora do canal auditivo: não é recomendada a sua remoção com recurso a cotonetes.

Não é raro que possam surgir infeções no ouvido externo sobre a forma de furúnculos. Aliviam-se com a aplicação de compressas mornas, embebidas em soro fisiológico, e depois um creme de antibiótico. Se a cura não for rápida, impõe-se uma consulta médica.

A dor de ouvidos provocada pela variação de pressão numa viagem de avião ou num mergulho resulta da variação de pressão na trompa de Eustáquio (canal que une o ouvido à cavidade orofaríngea). A prevenção passa por manter o nariz descongestionado e as pessoas mais sensíveis podem usar um descongestionante nasal antes do avião descolar ou antes da aterragem. A otite externa corresponde a um processo inflamatório habitualmente por infeção devido a bactérias ou a fungos. Uma otite deste tipo requer antibióticos que são medicamentos obrigatoriamente prescritos pelo médico.

As otites médias e internas são infeções que requerem observação do especialista e tratamento com antibióticos prescritos pelo médico.

Então, o que esperar do apoio na farmácia? Recorde-se que a dor de ouvidos não deve ser aliviada com a aplicação de gotas, mas sim com analgésicos tomados com via oral, caso do paracetamol. Poucos são os casos de afeções dos ouvidos que podem ser tratados com recurso à automedicação. Outra recordatória tem a ver com a otite acompanhada de febre, perturbações da audição, tonturas, desequilíbrios ou até saída de um líquido amarelado – aqui recomenda-se em todos os casos a consulta médica.

Informe-se com o seu farmacêutico sobre os pormenores da aplicação de gotas nos ouvidos, caso o médico lhas tiver receitado. No caso de dor provocada por variações de pressão pode previna-la mantendo o nariz descongestionado.

Situações que envolvam os bebés até aos dois anos devem ser tratadas exclusivamente pelo médico.

Insiste-se que não é recomendada a remoção do cerúmen com o recurso a cotonetes, pode levar a lesões.

Beja Santos

Leave a Reply

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: