Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasParque de estacionamento do Cnema transformado numa das maiores centrais fotovoltaicas
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Parque de estacionamento do Cnema transformado numa das maiores centrais fotovoltaicas

Está em fase de conclusão a instalação de uma mega central solar no parque de estacionamento do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. Esta central fotovoltaica vai ter várias funcionalidades  – produz eletricidade e faz sombra aos automóveis – e conta com 2698 painéis solares instalados nas estruturas de cobertura do parque e uma potência instalada de 816,2 kWp (quilowatts pico).

Um investimento no valor de um milhão de euros, que permitirá ao Centro de Exposições de Santarém uma poupança anual de 150 mil euros na fatura de energia.

“Para nós é um projeto muito emblemático. É uma instalação fotovoltaica combinada com parqueamento para os visitantes do Centro Nacional de Exposições que permite acomodar e sombrear cerca de 360 viaturas. É uma das maiores instalações feitas em Portugal, talvez a segunda maior com estas características”, afirma Filipe Bello Morais, diretor da Sotecnisol Power & Water empresa responsável pela construção da central.

“Este projeto tem uma lógica de venda de energia à rede, é uma unidade que tem uma tarifa de venda de energia que está definida pelo Estado durante um período de 15 anos e que irá permitir uma receita dos 150 mil euros por ano ao CNEMA”, destaca Filipe Bello Morais.

O projecto permitirá ao CNEMA obter um balanço energético neutro, tornando-se assim, uma empresa sustentável do ponto de vista energético. A central terá uma potência instalada de 816,2 kWp, com 2698 painéis solares implantados numa área de 7000 metros quadrados e terá uma capacidade anual de produção a rondar os 1.260.000 kWh, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de cerca de 380 habitações.

Uma vez em exploração, a central será acompanhada ao minuto, 24 horas por dia, através do sistema de monitorização SynaptiQ da 3E, que reporta todos os dados de funcionamento à equipa de operação da Sotecnisol Power & Water. Através desta monitorização em contínuo, será acompanhada a produção energética, comparados factores de produção e tomadas acções preventivas e correctivas, sempre que necessário.

Filipe Bello Morais, Chief Executive Officer da Sotecnisol Power & Water, afirma: “Para a Sotecnisol Power & Water, esta obra representa um marco bastante importante da sua actividade, uma vez que é uma das maiores instalações fotovoltaicas em Carparque feitas em Portugal e numa instituição tão prestigiada como o CNEMA. Com esta instalação a Sotecnisol Power & Water reforça assim a sua liderança no sector das instalações fotovoltaicas de média dimensão em Portugal”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar