Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoCâmara de Mação iniciou distribuição de máscaras comunitárias à população
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Câmara de Mação iniciou distribuição de máscaras comunitárias à população

A Câmara Municipal de Mação adquiriu máscaras comunitárias ou de uso social, que permitem várias utilizações por cada pessoa, tendo iniciado a sua distribuição por todo o Concelho hoje, dia 14 de maio. A iniciativa tem lugar em sintonia com os restantes Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Segundo o comunicado da Câmara, a distribuição é feita porta-a-porta, por equipas de funcionários da Câmara Municipal de Mação. A distribuição é feita freguesia a freguesia de forma aleatória. De acordo com a autarquia, será um trabalho exigente e moroso, pelo que não vão todos os Munícipes receber no mesmo dia. Alguns receberão já, outros até final de maio, quando julgamos ter cumprido este grande objetivo. Em cada casa será feita a entrega de máscaras correspondentes ao agregado familiar, do qual fará registo. Nas casas onde não houver resposta por estarem ausentes para trabalhar, ou por qualquer motivo, não deixaremos máscaras por desconhecermos a composição dos agregados familiares.

Quem não receber e, percebendo que na sua aldeia já foi feita a entrega, deve contactar a Câmara Municipal, através do número: 241 577 248. Podem também enviar um e-mail para: biblioteca@cm-macao.pt . Devem indicar composição do agregado familiar, morada e contacto. A entrega será feita entretanto.

Registe-se que as máscaras foram adquiridas em pacote, numa parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com todos os Municípios, tendo sido privilegiada a aquisição das máscaras a empresas da região, pelo que são máscaras de várias formas e feitios, mas todas são máscaras comunitárias, reutilizáveis.

Nesta nova fase, agora marcada pela reabertura de vários estabelecimentos, com o fim do Estado de Emergência e a atual Situação de Calamidade, a Câmara Municipal de Mação oferece-lhe uma máscara reutilizável, que pode ser lavada e utilizada várias vezes, com o objetivo de o/a ajudar a retomar alguns hábitos do dia-a-dia e a aceder a necessidades fora de casa, com a devida e recomendada proteção.

A Câmara de Mação salienta que não é possível fazer entregas sistemáticas de máscaras à população, pelo que esta entrega é meramente simbólica.

A Câmara relembra que “o vírus não desapareceu, o mal não passou, ainda há certos cuidados que temos que ter. O dever cívico de recolhimento, as medidas de distanciamento entre as pessoas (2m), a higiene das mãos e a etiqueta respiratória continuam a ser as nossas melhores armas para não sermos atingidos. Com esta máscara pensamos estar a dar-lhe mais um meio de proteção.

Seguindo as diretivas que têm sido divulgadas pelas entidades competentes, nomeadamente a Direção Geral da Saúde, no âmbito da pandemia COVID-19, e que vão sendo adaptadas de acordo com o evoluir e as circunstâncias da doença no nosso País, a Câmara Municipal de Mação tem pautado as suas decisões e a adoção de várias medidas no Concelho, com base nestas recomendações.

Neste sentido, ainda, esta será uma forma de evitar o uso generalizado de máscaras cirúrgicas, de uma única utilização, não comprometendo assim o seu o acesso pelos respetivos destinatários, uma vez que são necessárias para os doentes, assim como para o desempenho de funções dos profissionais de saúde e outros grupos prioritários definidos pelas entidades competentes (Informação n.º 009/2020, de 13 de abril de 2020, da DGS).

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar