Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerConferência Digital este sábado - À mesa da “Paraíso” com Bernardo Santareno

Conferência Digital este sábado – À mesa da “Paraíso” com Bernardo Santareno

A Conferência Digital  À mesa da “Paraíso”, com Bernardo Santareno, vai realizar-se no sábado, dia 16 de Maio, pelas 21h30, inserida nas comemorações dos 100 anos do seu nascimento. Promovida pelo FITIJ e pela AMSIC, esta conferência será moderada por Nuno Domingos, e vai ter a participação do encenador Carlos Avilez, da encenadora e atriz Fernanda Lapa, do  jornalista e escritor Fernando Dacosta e do ator e encenador Rui Mendes. Uma conversa para recordar também outras conversas com e sobre Bernardo Santareno, em que os próprios também tomaram parte.

Esta iniciativa pretende falar sobre Bernardo Santareno, a propósito das imensas conversas realizadas na Pastelaria Paraíso, em Lisboa, que ele dizia ser a sua segunda casa e, a partir daí, evocar a pessoa, a obra e o trabalho multifacetado deste scalabitano, entre a sua profissão e a sua vertente artística, que veio a marcar fortemente o teatro em Portugal no século XX. 

Com esta conversa espera-se realçar o lado mais interpessoal do dramaturgo Bernardo Santareno, que tem sido uma faceta pouco conhecida dentro da grandeza da sua obra dramatúrgica e poética.

Pretende a organização evidenciar a forma como este evento vai decorrer, pela primeira vez, sem a presença dos participantes num sala fisica, mas antes numa sala virtual, devido ao surto epidemiológico provocado pela Covid19.

“Pode parecer arriscado, mas, em altura de relativo confinamento, em que as pessoas estão em suas casas, passa a ser possível manter e não passar muito tempo sem falar de Bernardo Santareno, pseudónimo do médico scalabitano António Martinho do Rosário, para além das associações poderem continuar as suas atividades, ainda em período de confinamento”, refere a nota de imprensa da organização.

 A participação de muitos interessados, a partir dos seus alojamentos, é possível desde que cumpram as condições simples e básicas do atual desenvolvimento tecnológico, o que já vai sendo frequente a nível nacional, através da plataforma digital zoom e das páginas de facebook dos promotores.

As duas Associações promotoras – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude e  Associação Mais Santarém – Intervenção Cívica –  já tinham conjugado esforços iniciais para realizar ações conjuntas neste Centenário, incluindo esta, a que se juntam também outros parceiros que possibilitam esta realização – Fundação Inatel, Câmara Municipal de Santarém, Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno e Grupo Coordenador de Santarém das Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno.

Convidam-se todos os interessados a participarem nesta conferência digital através do facebook em fitij santarem e associação mais santarém.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar