fbpx

O Fandango afinal é alentejano?

Em Ribatejo Cool

“Fandango”, do compositor Luiz de Freitas Branco, é a obra escolhida para o “Concerto em Casa” que a Orquestra Sinfónica Casa da Música vai oferecer esta noite, a partir das 22h00, através das redes sociais Facebook e Instagram.

A partir das suas casas, 50 músicos da Orquestra Sinfónica Casa da Música encontram-se numa interpretação inédita do Fandango, de Luís de Freitas Branco, que serve de aperitivo para o desejado regresso aos palcos.

Cada um dos músicos gravou a sua interpretação em casa. O som final é real e resulta da junção das várias interpretações individuais.

O Fandango, uma dança rápida de pares que remonta ao séc. XVIII, é o último andamento da primeira Suite Alentejana, de 1919, e é o trecho mais conhecido deste compositor português. O Alentejo era a terra de eleição de Luís de Freitas Branco. A partir de recolhas etnográficas que ali fez, nasceram as duas Suites Alentejanas para orquestra sinfónica.

Já agora, fique a saber que, segundo a Infopedia, o Fandango é uma dança tradicional em toda a Península Ibérica, e mantém em todas as suas versões regionais algumas características semelhantes em termos musicais, tais como o compasso ternário, tempo vivo e uma acentuação muito ritmada. Características que, de resto, são comuns a outro tipo de danças populares, tanto em Espanha, com a malagueña, ou em Portugal, com o vira. 

No entanto, ainda segundo a Infopedia, no Ribatejo, o fandango apresenta um carácter talvez único em toda a península, sendo dançado unicamente com os pés, como num jogo, que nada tem a ver com o sapateado andaluz com os dançarinos colocados um face ao outro. Os braços estão imobilizados junto ao corpo e as mãos são encostadas à parte superior do peito com os polegares estendidos e encostados às axilas. A arte desta versão ribatejana do fandango está no jogo de pés que inclui algumas mudanças de flexão das pernas com elevação lateral com as mãos a descer e a tocar os pés de forma não sincronizada. O corpo mantém-se estático durante praticamente toda a dança e alguns dançarinos são tão hábeis que chegam a dançar com cestos ou copos na cabeça.

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: