fbpx

Azambuja lança desafio os munícipes na comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade

Em Ribatejo Cool

O Município de Azambuja vai assinalar, o Dia Internacional da Biodiversidade, numa parceria com a Plataforma Biodiversity4all, através da realização de um desafio a todos os munícipes, que consiste em realizar registos fotográficos de diversas espécies, entre os dias 22 e 31 de maio.

Nesta fase da pandemia COVID-19, em que continua a ser recomendado o recato social, o município de Azambuja e a Biodiversity4all, vão assinalar esta efeméride, através do registo de fotografias e identificação do maior número de espécies possível, entre os dias de 22 a 31 de maio. Não sendo esta a melhor altura para propor atividades de ar livre, talvez seja a altura ideal para nos lembrarmos da importância que este tema tem para o nosso bem-estar.
Para isso só precisa participar e colocar o seu Município no mapa! Fazer os seus registos fotográficos na sua varanda, quintal ou mesmo durante os seus passeios higiénicos e colocar na página de Azambuja na plataforma Biodiversity4all.

Recorde-se, que o Dia Mundial da Biodiversidade (22.maio), surgiu na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no Mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles, e o ambiente.
A biodiversidade, essencial para a manutenção dos ecossistemas, está atualmente sob grande pressão e são muitas as espécies que se extinguem, ao mesmo tempo que espécies invasoras ocupam cada vez mais novos habitats. O Painel Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) identificou no seu último relatório uma perda global sem precedentes, tornando a sua monitorização uma obrigação crescente de todos os países. Sendo o ser humano responsável pelo desaparecimento de muitas destas espécies, devido à crescente urbanização, à prática intensiva da agricultura, à destruição das florestas, à proliferação de espécies invasoras ou à poluição, torna-se imprescindível monitorizar o estado da biodiversidade. De facto, a conservação da natureza e da biodiversidade, assumem-se como uma prioridade mundial, tal como se encontra já refletido em diversos documentos estratégicos internacionais.

COMO PARTICIPAR:
COMEÇAR POR FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA Biodiversity4All
1) Aceder ao site https://www.biodiversity4all.org/
2) Criar uma conta (definir um nome de utilizador, inserir um email e uma senha) ou entrar com a conta Facebook, Twitter, Flickr, Google, Yahoo ou Soundcloud. Carregar os registos fotográficos na página de Azambuja.

  » Página do Concelho de Azambuja na Plataforma Biodiversity4all

  » Como registar as observações na plataforma

  » Introdução à Plataforma Biodiversity4all

  » Informações úteis (informações, registo, instalação da aplicação no telemóvel)

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: