fbpx

SmartFarmer colhe novo site a tempo da Festa (digital) do Vinho do Cartaxo

Em Empresas

As plantas não tiram férias” – a afirmação é feita e partilhada por vários dos produtores agroalimentares do SmartFarmer, que, pelos vistos, também não tirou férias, para poder inaugurar o seu renovadíssimo portal (www.smartfarmer.pt), por ocasião da XXXII Festa do Vinho & Pão do Cartaxo.

A plataforma online, dedicada à divulgação e comercialização de produtos locais e regionais, assume-se como parceiro digital da presente edição de um dos mais emblemáticos certames do setor vinícola de Portugal. O evento decorre de 21 a 31 de Maio num novo formato, assente no comércio eletrónico, e com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Através do SmartFarmer, cada produtor de vinho terá a oportunidade de expor e vender os seus melhores produtos ao consumidor, na sua própria “banca online”. O acesso às principais atividades da feira pode também ser feito no novo site. 

A renovação do portal SmartFarmer enquadra-se, igualmente, na necessidade de oferecer uma resposta imediata e eficiente aos desafios colocados pela pandemia da COVID-19 aos setores da agricultura e da pequena transformação agroalimentar artesanal. Com o encerramento de restaurantes, unidades hoteleiras, feiras e mercados, a produção acumula-se em armazéns – ou deteriora-se e vai para aterros -, provocando graves quebras nas vendas de pequenos e médios produtores agrícolas, e colocando em risco milhares de postos de trabalho um pouco por todo o interior do país. De facto, “as plantas não tiram férias nem fazem lay-off”.

Por outro lado, a conjuntura criada pela pandemia veio expor a necessidade urgente de mudança dos comportamentos por parte dos agentes económicos – quer na perspetiva do produtor, cuja missão principal deverá ser o abastecimento dos mercados local e nacional; quer na perspetiva do consumidor, que, agora mais do que nunca, deve valorizar a produção local e nacional, contribuindo para o seu bem-estar alimentar e, sobretudo, para a coesão e sustentabilidade dos territórios.

Com o intuito de mitigar o abrandamento da atividade económica e de estimular o consumo de proximidade, a plataforma SmartFarmer reinventou-se e assume-se agora como a maior montra online de produtos locais do país, bem como um espaço de promoção de feiras sazonais da nossa agricultura (como é, desde já, o caso da Festa do Vinho do Cartaxo 2020), no qual são promovidos a partilha de conhecimento e de relações entre produtores, consumidores e outros agentes económicos, e um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.

Para já, são vários os pedidos de registo de produtores recebidos pelo SmartFarmer, que tenciona abrir as suas lojas online até meados de junho de 2020. Os responsáveis do projeto apelam a uma adesão massiva por parte dos consumidores, no sentido adquirirem produtos genuínos e de qualidade, dando o seu contributo para salvar postos de trabalho, e preservar o mundo rural e os seus fiéis “guardiões”.

O SmartFarmer é um negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

O SmartFarmer conta atualmente com uma rede de parceiros a nível nacional e o apoio do programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, com financiamento do POISE e da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Deixar uma resposta

Recentes de Empresas

Ir para Início
%d bloggers like this: