fbpx

Formação online para monitores de escolas de música de bandas filarmónicas

Em Educação

O maestro José Rodrigues vai conduzir um novo curso de Formação Online de Monitores de Escolas de Música de Bandas Filarmónicas, que irá realizar-se a partir do dia 1 de junho.

A ação de Formação Online de Monitores de Escolas de Música de Bandas Filarmónicas vai ter uma duração de 20 horas, e visa promover uma reflexão sobre estratégias e princípios metodológicos adaptados ao ensino da música que é efetuado nas Bandas, tendo como base práticas pedagógicas efetivas e metodologias de ensino. O objetivo é permitir a estruturação de um “projeto educativo” sólido, no que concerne à sua ação pedagógica. Por outro lado, pretende que o projeto educativo tenha um caráter vital, estruturante e preponderante, sendo a âncora de suporte da sua Banda Filarmónica (enquanto elemento difusor da cultura musical de uma comunidade local, regional ou de um país, com a sua identidade própria), com uma dinâmica social, cultural e musical forte, rejuvenescida nos seus quadros, tanto ao nível humano, como ao nível do seu conhecimento, com impacto na comunidade onde está inserida, potencializando a sua aproximação às pessoas. 

O curso pretende assim, capacitar o monitor de Escola de Música com ferramentas e estratégias pedagógicas que visam a sustentabilidade e o progresso da sua ação de ensino.

Natural de Abrantes, José Vitória Rodrigues é maestro, músico, compositor e professor de música no Conservatório de Música de Santarém.

Em recente entrevista ao Mais Ribatejo, o maestro José Vitória Rodrigues falou dos projectos ligados à ação didática do Primeira Aula de Música que têm sido desenvolvidos nos concelhos da Chamusca, Torres Novas e Abrantes, e em várias regiões do nosso país e não só, desde há alguns anos, sob o lema do nosso projeto educativo Despertar com a Música”.

Leave a Reply

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: